top of page
EntreLinhas Marketing

Marketing socioambiental: o que é?

Qual a definição de marketing socioambiental? Qual o perfil de empresa que aplica essa estratégia? Trata-se de uma abordagem válida no atual mercado? Veja nossa reflexão no conteúdo de hoje.

O que é marketing socioambiental?

O termo marketing socioambiental, na realidade, é um mix do marketing social e marketing ambiental. Em nossa visão, dentro do social, é possível, inclusive, adicionar o marketing cultural. Em nossos outros conteúdos (veja aqui sobre Marketing cultural e veja aqui sobre Marketing social), já abordamos marketing social e cultural de maneira isolada, entretanto, a fim de ratificar o conceito, podemos definir o marketing social como o planejamento e execução de ações que visem a mudança social. Já o marketing cultural está direcionado ao apoio à cultura em seu sentido mais amplo, ou seja, como identidade de um povo ou comunidade. E, por fim, marketing ambiental visa a mobilização em prol da preservação dos recursos naturais.

Qual a importância do marketing socioambiental?

Em termos financeiros, é extremamente importante para, de fato, solucionar alguma questão da sociedade. No aspecto ambiental, por exemplo, apenas 37% dos recursos são provenientes de empresas. Além disso, como já citado anteriormente, os consumidores precisam ver que as empresas são atuantes em suas comunidades. Vender seus produtos/serviços sem oferecer uma contrapartida ao local que está instalada causa um certo desconforto aos clientes e potenciais clientes. Tal ajuda precisa ser genuína, pautada em valores verdadeiros da organização, caso contrário, o público nota rapidamente as reais intenções e passa a boicotar a marca. Isso significa que a empresa precisa planejar e estruturar ações voltadas para questões sociais/ambientais todos os dias do ano e não apenas no momento de fazer determinada campanha de comunicação. Além disso, mesmo tendo um perfil adequado e estando verdadeiramente envolvida com as pautas, é preciso ter cuidado no momento de divulgar. Usar uma verba excessiva na publicidade ao invés de direcionar tal verba para a ação em si torna a empresa oportunista.

Como traçar o planejamento de marketing socioambiental?

As possibilidades são inúmeras. A empresa pode desde apoiar determinada instituição já reconhecida por suas ações em determinada área, quanto criar um CNPJ paralelo ao seu, apenas focado em solucionar determinado problema social. O importante é traçar o planejamento alinhado com a realidade e valores da empresa e ser consistente na atuação. Quando bem executado, o marketing socioambiental traz uma imagem muito positiva à marca, o que, no longo prazo, acarretará ganhos financeiros. Precisa de ajuda para entender melhor esses conceitos e/ou traçar um planejamento de marketing socioambiental para sua empresa? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

219 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page