Marketing social: o que é? Funciona mesmo?

Quem acompanha nossos conteúdos já deve ter notado que sempre pontuamos a importância de as empresas irem além da simples atuação mercadológica. As organizações precisam se preocupar também com pautas que afligem a sociedade. Quer entender melhor a importância do Marketing social no mundo dos negócios e conhecer alguns cases de sucesso nesse segmento? Leia esse texto até o final.

Marketing social, o que é?

Campanhas que visem atenuar ou eliminar problemas sociais se encaixam como Marketing social. Seu objetivo é conscientizar e/ou mobilizar a população em prol de alguma questão social, tal como saúde pública, educação, moradia, transportes, entre outras.


O Marketing social funciona?

Os órgãos públicos e empresas do terceiro setor usam muito esse tipo de comunicação. Quando ela é construída com estratégia, pode ser bastante eficaz para conversão de doações, por exemplo. Afinal, se podemos ter métricas de vendas (nas demais empresas), porque não termos o engajamento social como um tipo de métrica, não é mesmo? O segredo (como em todas as campanhas) está no planejamento e avaliação das ações executadas.

Qual a importância do marketing social?

Apesar de ser mais utilizado por segmentados específicos (como citamos acima), existem organizações cujas métricas são mais comerciais e que também executam ações de cunho social. Por que essas empresas fazem isso? Por uma razão muito simples: conquistar o cliente usando seu olhar humanitário.
Claro, pode existir uma preocupação social genuína, entretanto, a comunicação também poderá estar atrelada à imagem que a empresa quer transmitir aos seus consumidores e potenciais compradores. Lembra que comentamos que o público está cada vez mais exigente ao escolher uma empresa? Pois é! Ajudar a sociedade pode fazer com que a marca se destaque e ganhe o coração do cliente.
Entretanto, é sempre bom reforçar: a empresa precisa ser transparente nessas ações. Não basta selecionar qualquer pauta social e executar por executar a ação. A organização deve buscar aquele tema que esteja alinhado com a sua atuação e valores e praticar o marketing social com um propósito verdadeiro, não apenas para ganhar a admiração das pessoas.

Exemplos de marketing social

 

  • Criança Esperança: com mais de 30 anos de existência, esse projeto – inicialmente idealizado pelo Renato Aragão – é um dos mais icônicos quando o assunto é Marketing Social. Em parceria com a Unesco, a Globo mobiliza sua programação a fim de galgar doações para diversas instituições e beneficia milhões de crianças e adolescentes pelo país.
  • Mc Dia Feliz: em um dia específico do ano, o McDonald´s reverte a venda do Bic Mc para ajudar instituições que trabalham na melhoria da vida de crianças com câncer.
  • Adotar é tudo de bom: o nome da marca Pedigree é sinônimo de “cachorros de raça”, mas a empresa usa seu slogan para conscientizar as pessoas sobre a importâncias de adotar pets abandonados. A marca usa parte das vendas de rações no projeto e, com isso, consegue ajudar mais de 150 ONGs que cuidam dos animais. A campanha tem resultados expressivos e já atingiu a marca de quase 60 mil cães adotados.

Precisa de ajuda para implementar um marketing social eficaz em sua empresa? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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