Já citamos a mudança no comportamento do consumidor que, hoje, está totalmente ativo no processo de compra. Receber a informação da superioridade de determinado produto ou serviço massivamente não o convence mais a colocar a mão na carteira. Então, o que faz vender? Marketing holístico pode ser a solução. Saiba mais lendo esse artigo até o final.
O que é Marketing Holístico
Com uma definição bastante simplificada, marketing holístico é o mix de estratégias de marketing que olha para o todo. Isso significa que não vai se preocupar apenas com um pedaço do processo (a venda, por exemplo), vai cuidar de tudo.
Como cuidar de tudo?
O primeiro passo é traçar um planejamento focando na sua persona. Quem vai comprar e usar seu produto ou serviço? Quantos anos tem essa pessoa? Qual a profissão dela? Quais marcas ela gosta? Quais hobbys ela tem? Quais apps ela usa? Quais locais ela frequenta? E etc.
É bacana fazer entrevistas qualitativas com uma amostra de seus clientes para traçar esse perfil de persona com exatidão. A partir disso, coloque-se no lugar do seu potencial cliente. Procure entregar informações que ele precisa e esteja presente em locais que ele buscará tais informações (seja no mundo digital ou no mundo offline).
Alinhar essa forma de se comunicar em todos os canais é o marketing holístico. Não foque apenas no final da jornada, perto da conversão em venda, pense em clientes que também estão reconhecendo o problema e aqueles que começaram a buscar uma solução, contemple todas as etapas do funil de vendas.
Marketing holístico na prática
De modo prático, alinhar a forma de comunicar alinhada está muito relacionada ao posicionamento da empresa. Em outras palavras: como sua organização se apresenta perante à sociedade? Tem uma pegada sustentável? Gostam de se mostrar de maneira divertida? O foco é a seriedade e confiança?
Saber claramente a visão, missão e valores da organização e internalizar esses conceitos para aplicar a comunicação é essencial para aplicar o marketing holístico.
Precisa de ajuda para cuidar desse planejamento macro da sua empresa? Fale com a EntreLinhas Marketing. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br. Nosso propósito é ser o marketing de pequenos e médios empreendedores com um custo acessível!
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