Como atingir o consumidor na era digital?

A era da Informação enfatizou um perfil de consumidor exigente e bem informado. O novo comprador sabe exatamente o que quer, realiza várias pesquisas, confia mais em seu círculo social para tomar decisões e busca experiências únicas de compra.

Então, qual o segredo para atingir o consumidor? Como encantar esse novo perfil de cliente e atrai-lo para seu negócio?

Leia a reflexão que fizemos no artigo de hoje.

 

O consumidor na era digital

O novo consumidor, conforme citado anteriormente, estará mais suscetível à opinião de seu círculo social do que à publicidade no momento de tomar uma decisão de compra. Nesse sentido, quais caminhos as marcas devem trilhar a fim de atingir o consumidor e conquistá-lo?

Estamos lidando com um perfil mais maduro de cliente e as empresas precisam encantá-lo em todas as interações que tiverem com ele. Isso significa, por exemplo, que não basta estar em diversos canais, é preciso ter um planejamento e estratégia omnichannel para impacta-lo de maneira eficaz. Aproximar-se do comprador, com um diálogo vivo, dinâmico e envolvente também é importante para destacar-se na mente o prospect.

 

Como atingir o consumidor?

As propagandas não são confiáveis, logo, a decisão de compra volta para a pesquisa com fontes confiáveis, como parentes e amigos.

Para as organizações conquistarem espaço na fala desse círculo social, ganhando “advogados de marca”, é necessário apresentarem-se de maneira diferente, com uma abordagem única, conteúdo atrativo e criando um diálogo/relacionamento com os prospects.

Os canais mais eficazes para criar essa conversa ponto a ponto com os consumidores são as redes sociais. Por meio do marketing de conteúdo, oferecendo informações originais e de qualidade, as empresas estão conseguindo gerar uma conversa com o cliente e contando histórias interessantes sobre elas. Desta forma, é possível atingir o consumidor de maneira eficaz.

Uma vez que a busca por esse conteúdo é espontânea, sob demanda, quando o vínculo é conquistado, o contato entre cliente-marca é mais potente do que aquele criado por meio pela publicidade tradicional.  O consumidor, de fato, enxerga valor no que a empresa está apresentando e passa a ficar interessado em futuras conversas com essa marca.

 

Como traçar o planejamento de conteúdo?

O principal conceito que as empresas precisam ter em seu planejamento para atingir o consumidor é a conectividade desse prospect. O ritmo acelerado e a facilidade de acesso a diferentes dispositivos, faz com que esse cliente seja capaz de – rapidamente – pesquisar e avaliar se determinada compra vale a pena ou não. Tal pesquisa envolverá, principalmente, o ponto de vista de outros compradores.

Para conquistar esse “boca-a-boca virtual” e obter certo destaque nas mídias sociais com sua distribuição de conteúdo, as marcas estão adotando qualidades humanas. Segundo Kotler, desenvolver o aspecto humano das empresas, tornando-as “fisicamente atraentes, intelectualmente interessantes, socialmente envolventes e emocionalmente fascinantes”, é importante para aproximá-las dos prospects. Essa mudança de mentalidade é essencial para que o cliente enxergue, nas mensagens divulgadas, uma proposição de valor e um conteúdo valioso.

Tal conteúdo, a fim de obter o objetivo mencionado e engajar o público em uma conversa, deverá ser construído de maneira minuciosa, envolvendo metas, um mapeamento da audiência e planejamento de temas. No período de produção, a forma de abordagem e linguagem também deverão ser avaliados, bem como a forma de distribuir esse conteúdo. Por fim, deverá ser feita uma avaliação dos resultados, levando em consideração as metas e deverá ser traçado um plano de melhoria para as próximas publicações.

 

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