O que significa fazer estratégia de vídeo marketing? Por que ela tem sido importante (mesmo para grandes marcas)? Como implementá-la da melhor maneira? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.
O que é vídeo marketing?
Trata-se da estratégia pautada na produção de conteúdo por meio de vídeos. Conteúdos atrativos, emocionantes, que chamem a atenção do público diante da infinidade de informações em que ele está inserido.
Por que essa estratégia tem sido importante?
Como citado anteriormente (inclusive em outros conteúdos aqui do blog), não está fácil impactar os consumidores. As informações sobre as empresas estão facilmente disponíveis para serem consultadas, inclusive opiniões de outros clientes sobre a marca. Além disso, muitas pessoas (principalmente os millenials, geração dos anos 90) estão optando por serviços sem anúncios. Então, como as empresas podem divulgar seus produtos/serviços? Atualmente, ter bastante verba de mídia não é sinônimo de estar em evidência e conquistar market share. Para estar na mente do consumidor é preciso redirecionar as estratégias, mudar paradigmas que funcionavam bem anteriormente. Canais amplamente valorizados antes (como TV aberta) já não apresentam o mesmo resultado. Isso não significa que perderam totalmente a relevância, mas saber segmentar e apresentar campanhas diferenciadas é o que tem garantido o ROI de grandes empresas.
Como implementar o vídeo marketing de maneira eficaz?
Criar um vídeo não é sinônimo de fazer uma boa campanha de vídeo marketing. Isso porque em 60 minutos, há 2.78 milhões[1] de visualizações no Youtube e quase 40 mil postagens no Instagram (apenas para citar dois canais de contato com consumidores). Um bom roteiro de vídeo é pautado pela emoção. É IMPRESCINDÍVEL se conectar com o cliente, aproximá-lo da marca, e o vídeo pode ser uma excelente ferramenta para isso. O roteiro perfeito é composto de dois ingredientes: muita emoção, para criar uma conexão a longo prazo com a marca e fatos influentes, para acionar a lógica e motivar a venda. Em outras palavras, esse tipo de vídeo consegue atingir objetivos no longo e curto prazo. Tal fato acontece porque, desta forma, é possível atingir os dois sistemas da mente: o sistema emocional (sistema 1) e o sistema racional, lógico (sistema 2).
O que faz cada sistema da mente e como atingi-los?
Para compreender melhor a funcionalidade de cada sistema, vamos citar um exemplo prático. Ao dirigir um carro em uma estrada vazia acionamos o sistema 1. Com ele, temos decisões mais rápidas quase que de maneira inconsciente. Quando esse sistema está acionado, nosso cérebro está com um baixo esforço, o que, claro, pode estar sujeito a erros. Nesse sistema, conseguimos tomar decisões mais simples. Ao tentarmos estacionar o carro em um espaço apertado acionamos o sistema 2. Nossas decisões, nesse sistema, são mais lentas, conscientes e exigem alto esforço do cérebro. Conseguimos tomar decisões complexas de maneira mais confiável. Para atingir ambos os sistemas é interessante entregar um vídeo com uma história comovente, compartilhável, mas que traga dados reais e que comprovem a eficácia daquilo que você está querendo vender. Precisa de ajuda para traçar um roteiro de vídeo marketing excelente para os objetivos do seu negócio? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
[1] Fonte: www.visualcapitalist.com
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