A venda digital ganhou destaque no meio da crise. Com a pandemia, os hábitos de consumo mudaram bastante. Entre eles, mesmo tendo a opção de irem até o supermercado físico, muitas pessoas optaram por comprar pela internet para se protegerem. Vamos refletir um pouco sobre os números e possibilidades no futuro no conteúdo de hoje.
Venda digital x Venda offline
Nesse vídeo, em nosso canal no Youtube, comentamos um pouco sobre as ações digitais de marketing x ações offline e questionamos sobre a possibilidade do marketing offline ser “esquecido” após a pandemia. Não acreditamos que isso vá acontecer, porque o offline é muito mais eficaz quando a ideia é criar uma conexão com o consumidor. Entretanto, acreditamos que a venda digital possa sim ter mais relevância pelos hábitos novos criados. Muitas pessoas, que tinham certo receio de comprar digitalmente, notaram que pode ser bastante seguro e confortável comprar de casa. Além disso, diversas empresas incrementaram as divulgações e as tecnologias utilizadas na venda digital, o que também auxilia na mudança de mentalidade.
Quais foram os números da venda digital?
Segundo matéria publicada na Meio e Mensagem, de acordo com a 41ª edição do Webshoppers, , estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit | Nielsen, entre março e abril, o e-commerce de modo geral apresentou um crescimento de 19% comparado ao mesmo período em 2019. Já os sites do grupo GPA obtiveram um crescimento de 76% em número de clientes e 150% em quantidade de acessos nesse primeiro trimestre, quando comprado com 2019. A venda digital do grupo representou 3% da receita bruta do grupo, um número bastante expressivo.
Qual será o cenário futuro?
Difícil ter uma visão clara do futuro quando estamos ainda vivenciando as mudanças, entretanto, alguns pontos são possíveis notar no dia a dia. Por exemplo: pessoas que não estavam tão habituadas com o universo digital, tornaram-se mais digitais no período. Isso faz com que os hábitos de consumo sejam alterados. Quem, obrigatoriamente, iria buscar – presencialmente – algum item já entende que poderá fazer uma busca preliminar pela internet e, de repente, comprar sem sair de casa mesmo. Do outro lado, os varejos notaram a importância de estruturar seu ambiente digital. Passaram a se preocupar em cuidar do visual e das questões técnicas também para a venda digital, não apenas no ambiente físico. Essa atitude também ajudou na mudança de mentalidade do consumidor. Nesse sentido, acreditamos que os melhores resultados de vendas pertencerão às empresas que conseguirem ter um planejamento 360, que olhe para todos os canais de contato com o cliente e visem aprimorar a experiência de compra em todos eles.
Precisa de ajuda para implementar a venda digital em seu negócio? Fale conosco! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
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