Como uma medida para amenizar os efeitos da pandemia provocada pelo COVID 19, o governo beneficiará algumas pessoas com um auxílio emergencial. Alguns varejistas focaram nessa verba e aprimoraram a tecnologia em suas plataformas para conseguirem focar nesses beneficiários. A estratégia está correta? Fizemos uma reflexão no texto de hoje.
O que é o auxílio emergencial?
Resumidamente, trata-se de um auxilio financeiro que o governo está disponibilizando para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. O objetivo é fornecer uma proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus (COVID 19).
O que os varejistas estão fazendo?
Alguns gigantes do varejo, como MagaLu e Via Varejo, criaram plataformas de integração entre seus e-commerces e as contas dos clientes que receberão o benefício. A ideia é facilitar a jornada de compra dessas pessoas, aceitando o cartão de débito virtual, emitido pela Caixa Econômica Federal.
Os varejistas estão com o foco correto?
É fato que boa parte do público alvo dessas empresas é beneficiária do auxílio emergencial, entretanto, será que é o momento de pensar em como usar o dinheiro dessas pessoas? Se estivermos falando em uma curadoria de produtos essenciais e facilitar o acesso a tais itens, excelente. Agora, como está sendo feita a comunicação? Será que há alguma restrição do que pode ser adquirido com o benefício? Sabe quando vamos no mercado com o cartão alimentação e não conseguimos comprar cerveja com ele? Será que existe esse tipo de restrição para aquelas compras que não são essenciais? As empresas devem sim tentar achar alternativas para se virar nessa crise e o Marketing tem um papel importante nessas estratégias, entretanto, defendo que as organizações devem pensar na sua responsabilidade social e dar tanta importância para ela quanto dão para o lucro.
Se precisar de ajuda para traçar uma estratégia de marketing positiva, que vise o lucro mas não deixe de lado a responsabilidade social, fale conosco. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
Comments