O Super Bowl é um dos maiores eventos esportivos do Mundo, engajando milhões de pessoas e gerando uma receita bilionária. Você entende a importância desse jogo para as marcas? Fizemos uma reflexão no texto de hoje.
O que é o Super Bowl?
Para aquelas pessoas que não estão tão ligadas no mundo esportivo, o Super Bowl é o jogo final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. Com 54 anos de história, é o segundo evento esportivo de maior audiência no país, assistido por milhões de pessoas.
Trata-se da publicidade mais cara da televisão mundial (cerca de R$ 6 milhões para 30 segundos de intervalo). Os patrocinadores desembolsam fortunas para exibirem seus comerciais nos intervalos e criam verdadeiros shows para os expectadores. Diversos dos filmes criados são considerados grandes cases da publicidade.
A publicidade no Super Bowl
Pode-se dizer que existe uma “batalha de marcas” associada ao Super Bowl. As empresas investem pesado nesse momento, não apenas em termos monetários, mas também no sentido criativo.
Estamos em um momento de entretenimento on-demand, então as empresas aproveitam muito esse momento em que muitas pessoas estarão concentradas na mesma atração. Tanto que, para a edição de 2020, as cotas foram esgotadas ainda em novembro 2019 (um recorde).
As marcas mais presentes no Super Bowl
Marcas de alimentos, bebidas, automóveis e telefonia são as mais frequentes durante o evento. Segundo analise citada na reportagem da Meio e Mensagem, Budweiser, ESPN, Facebook e Spotify Brasil são as mais lembradas nas interações relacionadas ao jogo.
Grandes cases
Uma das marcas mais lembradas, a Budweiser, no comercial Puppy Love (2014), mostrou – de um jeito simples e criativo – a amizade entre um cavalo e um cachorro.
E, na edição desse ano (2020), a marca trouxe outro filme bem legal. O conceito da campanha era o americano comum, com sua solidariedade e pontos mais humanísticos. A ideia era para que podem até existir americanos ruins, mas a típica cerveja americana “The Great American” (vide rótulo da lata), não é para esses americanos ruins.
A Amazon também se superou esse ano e na campanha Before Alexa mostrou – de um jeito bem engraçado e inteligente – como as pessoas viviam antes da assistente virtual.
Branding no Super Bowl
Quando uma marca de associa ao Super Bowl ela está se associando a todos os elementos relacionados a esse evento esportivo, incluindo sensações e emoções e isso pode ser extremamente positivo, ajudando na conversão em vendas.
Se você quiser entender um pouco melhor isso, sugerimos dois conteúdos:
– Em nosso texto aqui do blog O que é branding explicamos bem o que significa esse termo, quais elementos compõe essa gestão de marca e sua importância.
– No vídeo Marketing Esportivo de nosso canal no Youtube apresentamos as associações entre as marcas e o esporte, como isso acontece e qual a relevância desse tipo de ação.
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