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O que são leads? Como captar leads?

Apesar de ser bastante utilizado no Marketing Digital, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o termo “captação de leads”. O objetivo desse texto é esclarecer o que é isso e apresentar uma visão geral de como conseguir aumentar a base de clientes de maneira eficaz.

Afinal, o que são leads?

Lead é – simplesmente – um potencial cliente. Alguém que está propenso a pagar pelo seu serviço ou produto. Cada pessoa que entra no seu site e busca mais informações sobre o que você oferece pode se tornar um lead para seu negócio. O que diferencia um visitante simples de um lead é o fato de você ter as informações dessa pessoa, como email e/ou telefone. Obter os contatos desse potencial cliente o torna um lead.

Por que devo captar leads?

Obter os dados de alguém verdadeiramente interessado no que você vende é algo muito valioso, pois agilizará sua conversão. Se um potencial cliente ficou tão interessado em seu conteúdo que se dispôs a deixar os seus dados de contato, ele estará muito mais acessível para uma aproximação mais comercial. Ter as informações dessa pessoa facilitará sua comunicação com ela. Se você fizer uma boa captação de leads, conseguirá saber, inclusive, qual dos produtos ou serviço que essa pessoa está mais interessada e poderá oferecer descontos exclusivos para ela.

O cliente ficará satisfeito em ter deixado os contatos em seu site / landing page e você aumentará sua conversão. Mesmo que não compre naquele momento, ele ficará em sua base e você poderá mandar comunicações periódicas, fazendo com que o consumidor sempre se lembre da sua empresa. Desta forma, no momento em que ele estiver pronto para a compra, você será a primeira escolha.

Como eu gero leads?

A maneira mais eficaz de gerar / captar leads é oferecer conteúdo relevante. Você precisa entender quais são os interesses / dores do seu cliente e disponibilizar informações que o auxiliem de alguma forma. Tal conteúdo pode ser um ebook, um vídeo, uma planilha ou qualquer outro material que seja útil para o consumidor e que, para ele ter acesso, precisa disponibilizar seus dados de contato. Trata-se de uma troca justa. Pensar em qual material fazer e produzi-lo não é simples, mas o retorno é garantido.

Basta pensar no conteúdo então?

Não! Além de pensar em um conteúdo atrativo para seu cliente, você precisa prestar atenção em outros dois pontos:

  1. Fazer uma landing page de captação de leads

  2. Deixar tudo (conteúdo + landing) em um layout agradável e alinhado com sua identidade visual.

A landing é essencial para uma captação eficaz. Se ela não passar credibilidade para o consumidor, ele não deixará os dados. Consequentemente, você terá desperdiçado toda sua energia criando o conteúdo.

Além disso, trabalhar o layout / apresentação do seu conteúdo ajudará na imagem da sua empresa. O consumidor notará que você se preocupa com os detalhes e estará mais simpático a uma possível conversão em venda.

Está com dificuldade de fazer tudo isso sozinho (a)?

A EntreLinhas está aqui para traçar a melhor estratégia para captar leads para sua empresa. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br que te ajudaremos. 😉

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