Montar uma estratégia precisar estar relacionada aos interesses da empresa. Quais os objetivos ao fazer esse planejamento de conteúdo? Quem a organização irá atingir? Como serão captados esses leads? De que forma esses prospects serão nutridos?
Vamos responder algumas dessas perguntas nesse artigo.
Defina as personas
O primeiro passo é traçar o público detalhadamente. Isso é primordial para o planejamento de conteúdo, afinal, essas pessoas que serão o foco, elas que deverão ser atraídas pelas informações apresentadas. Avalie o perfil desse público, idade, interesses, principais dúvidas, desafios que enfrenta, estilo de vida, razões pelas quais procurariam a sua empresa e etc.
Busque referências de planejamento de conteúdo
Ao definir as personas e seus interesses, você já terá uma boa noção de quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Verifique o que essas empresas estão transmitindo de conteúdo. Quais assuntos estão abordando? Como estão tratando desses temas? Ferramentas como a SemRush e a BuzzSumo podem ajudar a trilhar esse caminho. A primeira para definir as palavras chaves a serem utilizadas e a segunda para verificar quais os assuntos mais compartilhados dentro dessas palavras chave.
Foque nos canais
Empresas com budget mais apertado focarão a divulgação dos seus conteúdos apenas nas redes sociais. Não há problema nenhum em fazer isso, entretanto, ao traçar o planejamento de conteúdo, defina a pauta por canal, por exemplo: o que será divulgado com foco no Youtube? O que será divulgado com foco no Linkedin? Essa definição estará intimamente ligada com a definição de persona. O foco será determinada rede social. Tal foco ajudará na maneira como o conteúdo será apresentado. Ele poderá ser replicado nos demais canais com pequenos ajustes.
Diversifique os formatos
O fato de você focar em determinado canal já auxiliará no planejamento de conteúdo pensando em diversos formatos. O ideal é trabalhar em diversas frentes: texto para blog, vídeos, ebooks, infográficos e etc.
Crie conexões e gere relacionamento
As suas pautas, dos diferentes canais, devem conversar entre si e contar uma história. Isso significa que os temas devem ter um propósito: ajudar seu target a superar seus desafios, por exemplo. Atuar nas dores do seu público é um excelente direcionamento em função da atratividade que pode gerar.
Trace métricas e avalie os resultados
Qual será a média de alcance? Quanto isso deve aumentar nos próximos meses? Quantos leads deverão ser captados? Qual o custo por lead? Verifique quais conteúdos trouxeram mais resultado e procure trazer pautas semelhantes.
Precisa de ajuda para traçar um planejamento de conteúdo eficaz para sua empresa? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br! 😉
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