Marketing share, apesar de ser utilizado por algumas pessoas, não é o conceito mais correto. O termo, na verdade, é “Market share”. Quer entender melhor a ideia, sua importância e como aplicá-lo em sua empresa? Leia esse artigo da EntreLinhas Marketing texto até o final.
Afinal, o que é Marketing share?
Se fossemos fazer uma analogia com o termo de mercado “Market share”, poderíamos dizer que marketing share seria a porcentagem de comunicação que uma empresa detém em determinado setor. Entretanto, isso não existe. Existem estudos para avaliar valor das marcas, custo de publicidade e etc., mas essa análise de quantidade de publicidade/comunicação não é mensurada dessa forma. Os especialistas não enquadram nesse termo.
O forma correta de escrita e termo utilizado no mercado é “Market share”, que significa a cota de mercado de determinada empresa. Em outras palavras, de um jeito bastante simplório, se um setor possui 10 organizações, o faturamento total do setor é R$ 10 milhões, e uma companhia, sozinha, fatura R$ 5 milhões, isso significa que ela tem 50% do Market share.
Qual a importância de calcular o Market share?
Ao ter dimensão do tamanho do mercado, o empresário consegue avaliar melhor o potencial de crescimento da sua empresa. Verificar o faturamento dos concorrentes e compará-lo com o seu próprio ajuda no direcionamento estratégico, pois, por exemplo, se a organização estiver muito abaixo dos concorrentes, é o momento de acelerar as ações. E, obviamente, caso a receita esteja muito acima dos concorrentes, isso significa que talvez o mercado já esteja saturado e que, caso a empresa precise crescer, será necessário remanejamento mais profundo, inclusive com atuação em outras áreas, se for o caso.
Como calcular o Market share?
Existem alguns critérios que podem ser utilizados no cálculo do Market share. Aérea geográfica, por exemplo, é um bom start para pequenos empresários. Você tem uma padaria em uma cidade pequena. Quantas padarias existem na sua cidade? Desta forma, você consegue calcular o tamanho do mercado. Verificar a quantidade de clientes alinhados com seu público alvo na região que você atua também é outra forma de avaliar o tamanho do mercado. Após ter o total do mercado em mãos, é possível descobrir o market share dividindo o seu volume de vendas pelo volume de vendas total do mercado. Isso pode ser feito tanto usando quantidade, quanto valor monetário.
Esperamos que tenha ficado claro o que é o conceito de Market share e porque o termo marketing share não está correto. Se precisar de ajuda para divulgar mais seu produto e serviço a fim de aumentar seu Market share, conte com a EntreLinhas Marketing. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
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