Marketing cultural é aquele praticado por instituições culturais? O que significa esse termo? Quando as empresas resolvem implementar essa estratégia? Qual a sua importância? Quer entender melhor esse termo, sua aplicação e relevância, confira nossa reflexão no texto de hoje.
O que é Marketing Cultural?
A maior parte dos teóricos definem marketing cultural como o conjunto de ações praticadas pelas marcas a fim de divulgar seus produtos e serviços por intermédio da cultura. Trata-se de um conceito muito novo, que começo a vigorar nos anos 90, e tem o objetivo de reforçar o branding.
Qual a importância do Marketing Cultural?
Estamos em um mercado muito competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, nesse sentido, ações de marketing cultural podem agregar diferenciais à marca. Além da empresa demonstrar engajamento com a sociedade, ela poderá trazer para si atributos positivos relacionados à atividade cultural que ela está patrocinando e se vincular às emoções atreladas também (mesmo raciocínio do marketing esportivo).
Quais são as possibilidades de Marketing Cultural?
As possibilidades são diversas. O ideal é que a empresa verifique uma atividade cultural alinhada com seu perfil de público e trace – junto com os idealizadores dessa atividade – uma boa ação. Pode envolver desde o patrocínio tradicional (aporte financeiro e contrapartida de divulgação de logotipo nos materiais), passando por ações promocionais direcionadas (sorteio de itens da companhia no evento cultural, por exemplo) até naming rights (quando o nome da empresa vira parte do nome de um teatro).
Case de sucesso
Um exemplo muito conhecido de marketing cultural é o que acontece no Festival de Parintins. A Coca Cola participa do evento folclórico há mais de 20 anos e, em 2019, patrocinou a festa com R$ 7,1 milhões. Como contrapartida, o governo oferece incentivos na forma de renúncia fiscal e a marca chega, inclusive, a modificar suas cores para se ambientar na festividade. A disputa entre os dois bois bumbás, Caprichosos (representados pela cor azul) e Garantido (representados pela cor vermelha) é tão grande que a Coca precisou lançar uma lata azul para atender a demanda da torcida durante o evento.
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