O aprendizado durante a pandemia está sendo bem intenso, tanto para pequenos empreendedores quanto para marcas famosas, já consolidadas. Como ficarão as vendas depois da quarentena? Qual tem sido o plano B durante o isolamento social? Confira nossa reflexão no texto de hoje.
O que as marcas famosas estão aprendendo durante a pandemia?
A resposta não é simples, pois elas estão aprendendo MUITAS coisas. Afinal, quem não está usando o momento para refletir e tirar lições, estará fadado ao fracasso. O primeiro aprendizado é, com certeza, o plano B. Não é possível ter uma única fonte de faturamento. Diversificar produtos e plataformas de venda pode salvar qualquer negócio.
Pensando em cases de inspiração, como as marcas famosas, como Riachuelo e Lacta, estão se virando nessa pandemia? Será que estão mantendo as vendas, mesmo que em proporções bem menores que antes?
Segundo matéria apresentada pela Meio e Mensagem, ambas focaram muito no ecommerce. Riachuelo já tinha a plataforma para vendas online desde 2017, entretanto, o foco sempre foram as lojas físicas. A Lacta, por sua vez, montou a loja virtual em tempo recorde para garantir as vendas na Páscoa. As compras online aumentaram 700% e foi preciso formatar parcerias estratégicas com aplicativos de entrega para garantir a logística no período e atender os consumidores.
O que acontecerá pós pandemia?
A situação é completamente diferente de qualquer outra crise já vivida e, por isso, prever cenários futuros tem sido bem complexo. Não é possível determinar como estará a cabeça do consumidor quando a pandemia passar. Será que os hábitos de consumo estarão muito diferentes? Para onde as verbas estarão direcionadas? É difícil prever.
Por isso, é importante ir vivendo um dia após o outro, traçando planos de curto prazo e executando. Como será a divulgação das próximas duas semanas? Ou, até mesmo, como será a divulgação dessa semana? Qual produto/serviço é possível oferecer de maneira digital? Qual volume de vendas desse item para conseguir monetizar durante a pandemia?
Quando o período de isolamento social terminar, ainda será necessário avaliar os passos que o consumidor dará e procurar se adequar a esses movimentos para manter o negócio ativo.
Precisa de ajuda para traçar um plano de divulgação eficaz durante a pandemia? Ou precisa estruturar uma transformação digital do seu negócio? Fale conosco! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
Comments