Você sabe o que é identidade visual? Para que serve? E qual a sua importância para o sucesso do negócio? No texto de hoje vamos esclarecer o que significa esse termo e porque esse conceito é tão importante para atingir bons resultados com sua empresa.
O que identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é composta de todos os elementos visuais que estão relacionados a ela. De uma maneira bem simplificada: tudo que remeter à organização em termos de cores, fonte, símbolo, logotipo e etc. faz parte de sua identidade visual.
O objetivo é que esses elementos transmitam a atuação da companhia, sua missão, seus valores, cultura e outras informações. Trata-se de uma maneira visual de representar o que é empresa faz e no que ela acredita.
Quais elementos compõe a identidade visual de uma empresa?
Existe uma infinidade de exemplos de peças que fazem parte da identidade visual de uma empresa, mas as mais comuns são: logotipo, website e materiais de papelaria (envelope, cartão de visita, pasta).
Qual a importância da identidade visual?
Trata-se da maneira que a empresa se apresenta para o público. Mostrar uma imagem simplória, sem profissionalismo ou sem planejamento remeterá à uma atuação igualmente negativa. Construir uma boa identidade visual transmite, de maneira implícita, profissionalismo, qualidade, idoneidade e confiança para os clientes.
Uma boa construção de identidade é tão importante que somos capazes de reconhecer algumas marcas consagradas analisando apenas uma fração de seus logos. Se você olhar, por exemplo, para um pedaço de uma maçã mordida ou ver um grande “M” amarelo, não saberá identificar de quais marcas esses símbolos pertencem?
Sabe por que a gente saberia responder essa questão? Porque tais ícones foram criados para fazer associações instantâneas com a mente do público. Mesmo que não sejamos capazes de lembrar de detalhes do símbolo ou da fonte (como essa pesquisa realizada pela Signs mostra), captamos os elementos principais e conseguimos liga-los à empresa.
Como construir uma boa identidade visual?
Ao iniciar esse processo, é preciso avaliar o target da organização. Estaremos falando com qual gênero predominantemente? Qual faixa etária? Qual classe social? Alguma região específica? Tudo isso influencia na escolha dos elementos e da imagem que a empresa quer transmitir. Escolher determinado símbolo/ícone para seu logo pode transmitir uma ideia de luxo ou de pobreza. Cada detalhe conta na escolha dos elementos que irão compor a identidade visual.
Além dos elementos, é preciso escolher a fonte e as cores a serem utilizadas. Vamos pegar cores mais fortes para transmitir um ar mais jovial? Ou escolher cores mais escuras para transmitir seriedade? As cores acionam sensações diferentes no cérebro dos indivíduos (comentamos mais sobre isso nesse texto sobre as cores na publicidade). A tipografia selecionada também deve dar traços da personalidade da marca.
Precisa de ajuda para criar ou renovar a identidade visual da sua empresa, a EntreLinhas pode te ajudar! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br com seu telefone. Entraremos em contato para entender suas necessidades e objetivos!
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