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Gestão de marketing: como funciona?

Segundo definição dada por Yanaze et al. (2010)[1], marketing é uma concepção sistêmica, que abrange a gestão de recursos (inputs) e processos (throughputs), visando produzir entregas ao consumidor (outputs). Então, o que significa gestão de marketing? Como funciona tal gestão e qual sua importância? Fizemos uma reflexão no texto de hoje.

Importância da Gestão de Marketing

Tendo em vista que questões como investimento, recursos materiais, recursos humanos – todos inputs – e logística, produção e sistema financeiro – todos throughputs – influenciam no que a empresa entrega (produtos, preço, distribuição e comunicação – os outputs), o que significa ter uma boa gestão de marketing? Uma boa gestão de marketing está diretamente relacionada à visão sistêmica da organização. Não é um é único departamento o responsável por comunicação que será capaz de galgar bons resultados para a empresa. Um bom trabalho é sempre construído em conjunto, sincronizando todos os departamentos. Esse equilíbrio entre as áreas que constrói uma boa gestão de marketing.

Como traçar uma boa gestão de marketing?

O primeiro passo sempre está relacionado ao planejamento. As empresas precisam definir objetivos e metas e traçar estratégias para alcança-los.  Para tanto, é imprescindível fazer uma análise do ambiente, verificando oportunidades e ameaças a fim de planejar corretamente o plano de ação para atingir o que foi definido. Depois disso, será necessário verificar quais inputs (recursos) serão necessários para executar as ações traçadas na estratégia, bem como o que será preciso em termos de processos (throughputs) para chegar nos objetivos. Os puts devem ser organizados, coordenados e mensurados para avaliar se a organização está seguindo o caminho correto.

Diferença entre objetivo, meta e estratégia de Marketing e Comunicação

Vale ressaltar a diferença entre objetivos, metas e estratégias no âmbito do marketing e da comunicação. Um objetivo de marketing, por exemplo, é aumentar as vendas de determinado produto, ao passo que o objetivo correlato na comunicação seria aumentar o awareness sobre esse produto.

A meta de marketing, por sua vez, estará diretamente relacionada a porcentagem do aumento de vendas (15%, por exemplo), ao passo que a meta de comunicação estará relacionada a aumentar o share of mind da marca (40%, por exemplo). Por fim, a estratégia de marketing será criar um sistema de vendas porta-a-porta, por exemplo. Já a estratégia de comunicação será patrocinar eventos na região do público alvo. Em resumo, marketing estará sempre voltado a vendas e comunicação estará relacionada a construção de marca/imagem.

Precisa de ajuda para sincronizar, coordenar e mensurar os puts na sua empresa? Fale conosco! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

[1] YANAZE, Mitsuru Higuchi.; FREIRE, Otávio.; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2010.

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