O Marketing ainda é uma área que gera muitas dúvidas e insegurança em gerentes e donos de empresas. Como ter certeza que determinada ação trará os resultados esperados? Será que a estratégia definida pelo departamento de marketing é a mais indicada? O objetivo do texto de hoje é contar um pouco sobre as opções disponíveis para definir a melhor estratégia de marketing.
Existe a melhor estratégia de marketing?
De forma genérica, não há uma única estratégia que seja capaz de atingir os melhores resultados em marketing. Além disso, a eficácia do planejamento estará muito relacionada ao estudo do perfil de consumidor e segmento de atuação da empresa. Fazendo uma analogia bem simples, não adianta usar a mesma estratégia de marketing de uma loja de sapatos se você vende serviços de engenharia. São nichos completamente diferentes.
Quais são as estratégias disponíveis?
No marketing digital, por exemplo, você pode:
Otimizar seu site (SEO) para que os mecanismos de busca do Google encontrem mais facilmente seu negócio quando algum lead digitar palavras chaves relacionadas à sua empresa.
Transmitir conteúdos relevantes nas redes sociais e impulsionar esses conteúdos de maneira segmentada para atingir o público correto e construir uma boa reputação para sua marca.
Manter a sua base de clientes nutrida, entregando informações atrativas e mostrando diferenciais institucionais para manter os leads sempre em contato com a sua empresa.
É possível, inclusive, usar esses mesmos canais com uma abordagem diferente para conquistar outros resultados. Como dissemos no início do texto, tudo depende do perfil da sua empresa e do seu público e das metas que deseja atingir.
No marketing offline, podemos citar: patrocinar ou produzir eventos, ações de marketing promocional na loja física, criar vídeos virais, fazer parceria com empresas de segmentos correlatos, investir em publicidade de massa ou mídias digitais OOH, entre outras.
Como obter o melhor resultado com a minha estratégia de marketing?
Independentemente do planejamento feito, para sua estratégia de marketing obter um resultado satisfatório, é imprescindível que você mensure seus resultados. Por exemplo, caso você decida fazer anúncio nas redes sociais para que sua marca tenha mais visibilidade, verifique o alcance desse anúncio. Quantas pessoas atingiu? Quem atingiu? É seu público correto? Teve engajamento o conteúdo? Entre os conteúdos apresentados, qual atingiu mais pessoas? Qual obteve mais curtidas? Qual teve mais clicks no link ou mais conversões no site? Tudo isso ajudará você a definir os próximos passos: próximos temas que serão abordados, tipo de post que receberá mais verba, público que você direcionará o assunto e etc.
Tal mensuração é muito mais simples de ser executada quando estamos falando de marketing digital. Nesse âmbito conseguimos ter acesso a diversos dados e “rastrearmos” o caminho do consumidor para saber os caminhos que percorreu no nosso site, por exemplo.
Para conseguir mensurar as ações offline, é importante traçar um período e focar em uma única ação por vez, assim você pode ir verificando se, durante esse tempo aumentaram as vendas ou você teve mais visitas no site, na loja.
Caso precise de ajuda para traçar o planejamento em Marketing digital, a EntreLinhas pode te ajudar. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br que entraremos em contato para avaliar suas necessidades! 😉
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