Estratégia de marketing é um termo bastante amplo, que pode direcionar para muitos objetivos dentro da comunicação. No conteúdo de hoje, vamos entender um pouco melhor quais são os possíveis objetivos e como transformá-los em ações.
Estratégia de marketing: o que é?
Antes de compreender possibilidades de atuação e o que é estratégia[1] de marketing é imprescindível entender um conceito chave. O marketing não deve ser considerado como um departamento isolado. Todas as ações de todos os departamentos interferem diretamente nos resultados. Tendo isso em mente, é possível separar as estratégias de marketing em 3 subgrupos: _Institucionais _Mercadológicas _Administrativas As estratégias institucionais estão diretamente relacionadas à imagem da organização, à sua marca. Quando a estratégia de marketing tiver o objetivo de enaltecer um atributo da empresa em si, trata-se de uma estratégia institucional. As estratégias mercadológicas dizem respeito à venda. Quando uma campanha é traçada com o objetivo de aumentar o volume de vendas de determinado produto/serviço, trata-se de uma campanha mercadológica. Por fim, quando a comunicação estiver direcionada para ações internas, dentro da própria empresa, a estratégia é administrativa. O outro termo bastante conhecido para nomeá-la é endomarketing.
Estratégias de marketing e objetivos relacionados a elas
Independentemente de ser institucional, mercadológica ou administrativa, as campanhas de marketing devem estar relacionadas a, pelo menos, um dos objetivos citados abaixo: 1. Despertar consciência- fazer público despertar certo grau de consciência das necessidades e carências. 2. Chamar atenção – oferecer elementos que façam o público ver relevância na mensagem. 3. Suscitar interesse – relacionado ao despertar da consciência, deve fazer o público se interessar pelo objeto[2] da comunicação. 4. Proporcionar conhecimento – de maneira informativa e consistente, trazer informações que deixem o público mais informado sobre o ponto comunicado. 5. Garantir Identificação, empatia – o conteúdo apresentado deve fazer com que o público se identifique com o objeto da comunicação. 6. Criar desejo – comunicação deve criar desejo de ação por parte do público. Essa ação pode ser compra ou qualquer outra relacionada com os objetivos da empresa. 7. Conseguir a preferência – trazer argumentos que façam o público selecionar a empresa e não os concorrentes. 8. Levar à decisão – fazer com que público opte pela empresa. 9. Efetivação ação – amenizar possíveis fatures que impediriam ou retardariam a ação. 10. Manter satisfação – reforçar aspectos positivos da execução da ação após o público tê-la feito. 11. Obter fidelidade – identificar razões pelas quais o público possa selecionar um concorrente nas próximas ações e procurar amenizá-las. 12. Gerar disseminação – reforçar e incentivar depoimentos positivos do público a fim de ampliar os canais de comunicação.
Como implementar uma estratégia de marketing?
Os 12 tipos de objetivos citados acima podem ser bons norteadores de campanhas. Uma organização deve identificar a fase que seus consumidores estão a fim de traçar campanhas alinhadas com tal degrau. Por exemplo, as pessoas já sabem o quanto as cidades podem estar mais violentas e algumas já sentem necessidade de adquirir um carro blindado em função disso. Nesse caso, uma empresa de blindagem automotiva poderia focar suas campanhas da fase 7 (preferência) em diante. Para obter bons resultados nas campanhas, é importante traçar um plano que defina: objetivos específicos da campanha, mensagem que será abordada, quais peças serão utilizadas para vincular essa mensagem, onde tais peças serão vinculadas e o cronograma dessa vinculação. De maneira simplificada, toda campanha de marketing deve responder as seguintes perguntas: – Por que isso deverá ser comunicado? Qual o objetivo principal? E os secundários? – O que será comunicado? Qual será a mensagem? – Como será comunicado? De que maneira a mensagem deverá ser transmitida para atingir os objetivos? – Onde será comunicado? Quais canais devem ser utilizados para atingir o público de maneira adequada? – Quando será comunicado? Qual o cronograma das inserções?
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[1] Caso você não tenha muita clareza da diferença entre estratégia e tática, sugerimos que assista esse nosso vídeo.
[2] Estamos chamando de “objeto” ou “ponto” porque as campanhas não precisam estar – necessariamente – falando sobre um produto/serviço. Podem abordar questões internas da empresa, por exemplo (como citamos logo no início do texto).
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