Estamos vivendo um momento histórico e que tem afetado a todos, tanto financeira quanto psicologicamente. Para tentar amenizar os efeitos negativos da pandemia, as empresas podem apostar no endomarketing. Quer entender o que significa essa estratégia, qual sua importância e dicas de como aplica-la? Confira o texto de hoje.
Endomarketing, o que é?
Trata-se de uma estratégia de marketing que visa se comunicar com os colaboradores da empresa. O objetivo de tal comunicação e motivar as equipes, diminuir a rotatividade atrair talentos.
Qual a importância do endomarketing?
Os colaboradores podem ser embaixadores ou haters da marca. Por serem o primeiro público a ter contato com a empresa, suas impressões (negativas ou positivas) podem ser transmitidas para familiares e amigos e isso tomar grandes proporções. Além disso, ao traçar ações para motivar os colaboradores, a empresa ajudará a aumentar sua produtividade, trazendo uma melhora nos resultados e, consequentemente, no faturamento. Os funcionários precisam se sentir importantes para a operação, precisam enxergar a diferença que seu trabalho faz no todo. Também é essencial que eles notem que a organização está aberta (verdadeiramente) às suas ideias e sugestões de melhorias. Esse tipo de detalhe, que acolhe e aproxima os colaboradores da marca, faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de pedirem demissão e mudarem de emprego. Em alguns casos, dependendo da atuação da empresa, os funcionários tornam-se, inclusive, fãs e “advogados” da marca.
Como fazer endomarketing?
Existem diversas táticas dentro do endomarketing e a maior parte delas envolve um trabalho conjunto com o departamento de Recursos Humanos (RH). Entre as ações mais comuns, é possível citar capacitações, campanhas de inventivo de vendas, festa de aniversariantes do mês, entre outras.
A empresa Toyota, por exemplo, integra os novos funcionários oferecendo um treinamento de 5 meses. Esse treinamento capacita o colaborador a entender todos os processos de fabricação, demandas dos clientes e demais detalhes da atuação da empresa. Depois disso, a pessoa estará apta a sugerir melhorias, que poderão ser implementadas.
Essa prática poderia ser complementada com uma campanha de incentivo, por exemplo. Os colaboradores que oferecem as melhores ideias e tais sugestões forem implementadas, podem receber algum tipo de premiação.
As possibilidades de aplicação do endomarketing dependem muito da realidade de cada empresa. Então, para compreender se é necessário levar palestras motivacionais, inserir um novo treinamento ou criar um novo canal de comunicação, é importante fazer uma pesquisa de satisfação com os funcionários. Desta forma, a empresa compreenderá as reais demandas das suas equipes e poderá implementar a ação mais eficaz.
Como endomarketing pode auxiliar durante a pandemia?
A pandemia e as diversas adaptações da realidade de trabalho estão causando muita incerteza entre os colaboradores. As pessoas estão acompanhando as notícias e temem que, pós pandemia, percam os empregos. Nesse sentido, é muito importante que as empresas tenham um tom acolhedor. Não existe uma receita de bolo do sucesso. As organizações devem entender quais são as preocupações e dificuldades dos funcionários no período e traçar ações que sanem essas questões. Por exemplo, se as pessoas estão se sentindo mais distantes das lideranças (por estarem em regime home office), uma boa possibilidade é criar um novo canal de comunicação, simples e direto, que facilite esse contato. Se os funcionários estão tendo dificuldade de se concentrar para entregar as tarefas, talvez seja legal oferecer conteúdo que ensine a fazer uma melhor gestão do tempo e a se concentrar com mais facilidade, mesmo em um ambiente adverso. Independentemente da ação, o essencial é manter a transparência e procurar manter os rituais da empresa (mesmo que de forma virtual).
Está precisando de ajuda para implementar o endomarketing de maneira eficaz na sua empresa? Fale conosco! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
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