O que significa comunicação assíncrona na área de comunicação e marketing? Como isso interfere nos resultados da empresa? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.
O que é comunicação assíncrona?
Em todo processo comunicativo, emissor e receptor precisam estar em sintonia para que a mensagem chegue corretamente. O emissor – por meio de um canal e utilizando um código – transmite uma mensagem ao receptor. Para que o conteúdo seja compreendido de maneira correta, é preciso que haja uma interação síncrona. Para ficar mais claro, basta imaginar nossas comunicações via dispositivos online. Quando há delay no áudio/vídeo, o emissor não é 100% compreendido pelo receptor.
Como isso prejudica nos resultados da empresa?
Toda vez que há falha no entendimento – ou, como costumamos falar em comunicação, “ruído” – existe déficit na entrega da mensagem. Isso significa que o conteúdo não será recebido da melhor maneira pelo receptor, gerando dúvidas e até intepretações equivocadas. Esse é o maior problema tanto ao falarmos de gestão de pessoas e demais questões administrativas, quanto quando o assunto é prospecção e ações de comunicação e marketing. Saber administrar e, principalmente, evitar possíveis entropias na disseminação de mensagens é essencial para que os processos fluam corretamente. Afinal, se um colaborador compreender equivocadamente uma instrução, ele poderá cometer um erro grave na produção de um produto, por exemplo. E, caso um cliente não entenda a chamada feita em um comercial, não comprará o item que está sendo anunciado. As duas pontas interferem diretamente no faturamento da empresa.
Como manter sempre a comunicação assíncrona?
Um caminho é ter uma equipe de marketing eficaz. Tal time pode ser interno ou externo (uma agência, por exemplo) e deverá ser responsável por todos os comunicados que a empresa for fazer. Sejam comunicados internos (endomarketing) ou externos (mercadológicos e/ou institucionais). Deixar a comunicação sob a responsabilidade de profissionais capacitados diminui drasticamente os ruídos que podem ocorrer, pois essas pessoas serão capazes de transmitir o conteúdo da maneira mais clara e atrativa possível. Precisa de uma equipe que te auxilie nesse aspecto e que esteja dentro do seu orçamento? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
Comments