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Como destacar minha empresa?

Se já estávamos trilhando um caminho de muita competitividade, depois da crise o número de empresas (principalmente as de pequeno porte) aumentaram consideravelmente. Muitas pessoas usaram o valor da indenização e iniciaram um novo negócio. Isso é excelente para a economia, mas acaba tornando a competição ainda mais acirrada.

Em tempos de muita concorrência e para fugir da competição puramente focada no preço, a pergunta que mais ouvimos é “como destacar minha empresa?”. Como é possível empreendedores de pequeno e médio porte conseguirem obter bons resultados e aumentar o faturamento sem precisar brigar por preço?

Separamos três dicas para ajudar nessa empreitada. Confira a seguir.


Defina bem sua marca

Provavelmente você já ouviu isso antes, mas a sua marca é seu maior patrimônio. Se você ainda não sabe porque isso é tão falado, vamos dar um exemplo prático. Existem diversas lojas de roupa. Algumas mais caras, outras mais baratas, outras com valores absurdos. É possível afirmar que algumas dessas lojas possuem, inclusive, a mesma qualidade em questão de tecidos, corte, estilo e etc. Por que todas vendem? Como uma consegue se destacar mais que as demais? É simples! Marca construída.

O que significa construir uma marca?

Quando uma organização constrói seu nome no mercado, ela acaba se destacando por outros atributos. Essas outras características fazem com que o consumidor se preocupe menos com o preço e foque em outros aspectos.  No caso das roupas, as pessoas acabam escolhendo a loja A em detrimento da loja B pela imagem que a loja A passa.

Explicamos melhor: a loja A pode se apresentar como uma marca mais aventureira, focada no off road. Suas roupas estão direcionadas para aquelas pessoas que gostam de ir para o meio do mato. A loja B pode ter blusas e bermudas muito semelhantes à loja A, mas se posiciona como grife de luxo. Podemos ver estampas, cores, estilos e preços semelhantes, mas o público que escolherá a loja B é completamente diferente daquele que escolherá a loja A.

Como destacar minha empresa construindo minha marca?

Continuando o exemplo das lojas de roupa. Quem escolhe a loja B quer emprestar para si o estilo aventureiro. De um jeito bem inconsciente, totalmente emocional, o consumidor entende que, ao se vestir com as roupas dessa loja, seus conhecidos o enxergarão como uma pessoa que curte esse modo de vida mais off road. Desse modo, ele “pega” a marca construída pela loja para construir sua “própria marca” pessoal.

Nesse sentido, construa a marca, a identidade da sua empresa. Quanto melhor definidas forem suas características, mais clientes vão sentir vontade de “emprestá-las” de você.


Conheça seus clientes

Você não vai conseguir construir sua marca de maneira apropriada se você não conhecer os seus clientes. Se sua empresa já está funcionando, você precisa verificar quem costuma comprar de vocês.

Qual o perfil desse público? Idade? Gênero predominante? Estilo? Quais são os hobbies dessas pessoas? Qual o comportamento de compra desses indivíduos?

O objetivo é que você conheça seu cliente tão bem quanto ele fosse um membro da sua família. Sabe por quê? Porque você conhecerá seus gostos, suas necessidades, vontades e tudo mais que influencia na compra.

Basta pensar em um exemplo bem simples. Você sabe o que sua mãe gostaria de ganhar de Natal, não é mesmo? Você sabe que ela quer uma bota há muito tempo, mas não é uma bota qualquer. Você sabe que ela gosta de bota preta de cano alto. Você também sabe que essa bota está um pouco acima do seu orçamento. Como vai fazer para comprar o presente?

Simples. Você também sabe como conversar com seu irmão e convence-lo a pagar metade da bota. Você conhece o público. Conhece os gostos, conhece as necessidades e conhece, inclusive, o discurso que precisa usar com ele.

Com o seu cliente deve funcionar da mesma maneira.


Interaja com seu público

Você já entendeu que precisa definir sua marca de acordo com o público que você quer atingir, não é mesmo? Agora é o momento de criar um relacionamento com essas pessoas. Você sabe o que elas querem ouvir, então fale com elas.

É preciso criar um relacionamento a longo prazo com seus clientes, só assim eles entenderão que não precisam comprar da concorrência.

Como destacar minha empresa e criar um relacionamento a longo prazo?

O primeiro passo é verificar os assuntos que podem ser interessantes para seu target. Seus clientes gostam de dicas? Ou eles preferem estar atualizados das novidades do seu segmento? O que você pode passar para eles de informação que eles ficarão agradecidos com a sua marca? Verifique o que eles se interessariam em saber e publique em suas redes sociais. Isso aumentará o engajamento com a sua marca.

Se a sua empresa vende macarrão e notou que seus clientes sempre voltam depois para comprar molho de tomate, que tal criar um sistema que os ajude a lembrar de comprar o molho junto? Isso é relacionamento.

Você percebeu que no mês de maio são vendidos mais vestidos da cor amarela? Que tal criar uma promoção e enviar um email marketing avisando que essa peça está com um preço bacana?

Você sabe o que cada um de seus clientes gosta de comprar. Tem um controle muito bom dos gostos e hábitos de compra de cada um deles. Que tal fazer uma promoção personalizada no aniversário de cada um?

Esses são só alguns insights, mas existem diversas formas de criar um relacionamento duradouro com seu público.

Achou complexo ou acha que não consegue fazer tudo isso sozinho? Você pode contar com a EntreLinhas. Somos uma assessoria de marketing focada em pequenas e médias empresas. Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br para saber mais.

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