Benchmarking é um termo bastante utilizado no meio da comunicação, mas nem todos os empresários têm conhecimento sobre sua definição e nem importância. Um planejamento bem estruturado tem o benchmarking como uma de suas etapas. Entenda esse conceito, sua importância e como aplicá-lo no texto de hoje.
Benchmarking: o que é?
O termo “benchmark” – em inglês – significa referência. Benchmarking é o processo de avaliar concorrentes diretos e indiretos a fim de embasar e ter insights para o planejamento estratégico da empresa.
Qual a importância de fazer benchmarking?
Trata-se de uma análise profunda para validar a posição da organização diante o mercado. Essa prática é importante para aprender com erros e acertos de outras empresas, procurar aprimorar as estratégias traçadas, conhecer tendências e validar investimentos.
É sempre válido?
O benchmarking é bem positivo e pode auxiliar bastante, mas ele só é válido a partir do momento que houver uma análise e interpretação criteriosas em cima dos itens avaliados. É essencial que as empresas definam métricas para analisar. Essas métricas (tais como alcance de publicações e engajamento) precisam estar alinhadas com os objetivos da organização. Além disso, a análise – para ser completa e fomentar os insights – deve envolver empresas do setor da empresa e outros que sejam destaque no quesito comunicação. A partir dessa avaliação, a empresa deve adaptar a interpretação dos dados à sua realidade. A estratégia não pode ser – simplesmente – uma cópia do que a outra companhia está fazendo.
Como fazer?
O primeiro passo é identificar cerca de 3 empresas para avaliar. Duas delas precisam ser concorrentes diretos ou indiretos. Depois disso, tendo como base os objetivos da empresa, é preciso definir os indicadores de análise (tanto quantitativos, quanto qualitativos). Para captar os números que embasarão os indicarem existem algumas ferramentas disponíveis (como SemRush). Após avaliar e interpretar os dados captados é interessante traçar um relatório com uma espécie de análise SWOT. Vale frisar que o benchmarking não pode ser alto pontual. É interessante revalidar os números e verificar a evolução da empresa toda vez que for fazer um novo planejamento.
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