O que contribui para o sucesso da empresa? É possível antecipar possíveis ameaças e evitar, desta forma, uma queda no faturamento? O ambiente mercadológico ajuda a responder essas questões e direciona muito os resultados de todas as organizações. Quer entender como analisa-lo corretamente? Leia esse texto até o final.
Ambiente mercadológico: o que é?
Para uma empresa ser bem-sucedida não basta ela ter uma atuação impecável, existem diversos fatores que influenciam e contribuem para que os resultados sejam positivos ou negativos. Para entender bem quais são esses fatores, é preciso fazer a análise do ambiente mercadológico. Alguns autores, como Hooley, Saunders e Piercy, dividem tal ambiente em competitivo e macroambiente. O competitivo engloba a empresa e as demais áreas funcionais. Já o macroambiente inclui organizações, instituições e situações que influenciam os resultados da organização.
Qual a importância de traçar a análise do ambiente mercadológico?
Quando uma empresa é capaz de rastrear as tendências, ela consegue identificar oportunidades e ameaças com mais facilidade. Esse monitoramento constante ajuda a traçar um planejamento estratégico adequado no sentido de aproveitar possíveis oportunidades (se antecipando aos concorrentes) e neutralizar as ameaças (evitando que elas afetem o faturamento).
Como saber quais elementos interferem nessa análise de ambiente mercadológico?
Cada organização tem sua gama de entidades/variáveis e fatores influentes. Para definir quais seriam essas entidades e quais seriam essas variáveis é importante fazer uma pesquisa interna, validando respostas do corpo diretivo e dos colaboradores de modo geral.
O que seriam essas entidades que podem influenciar e quais são esses possíveis fatores influentes?
Governo Federal pode ser uma entidade e seus fatores influentes podem ser taxa de juros Selic, encargos sociais, fiscalização ambiente e etc.
Clientes podem ser entidades também e seus fatores influentes estão relacionados a comportamento de compra e de consumo, poder aquisitivo, percepção de qualidade no produto e etc.
Outros exemplos de entidades: bancos, funcionários, distribuidores, sindicatos, acionistas, imprensa e etc.
O que seriam essas variáveis que podem influenciar e quais são esses possíveis fatores influentes?
1. Variáveis Operacionais: capacidade total de produção, patentes/direitos autorais, condições climáticas que interferem na produção e etc. 2. Variáveis concorrenciais: ação publicitária dos concorrentes, opinião dos clientes sobre os produtos deles e etc. 3. Outros exemplos: variáveis políticas, econômicas, socioculturais, tecnológicas, legais e etc.
Como analisar essas entidades e variáveis e seus respectivos fatores influentes?
O ideal é listar todos os itens e colocar o peso que cada um deles tem em sua empresa. Fatores influentes de cada entidade/variável deve ser inserido por sua ordem de importância na atuação da organização. Se a fiscalização de ambiente do Governo Federal, por exemplo, é o fator que tem maior relevância para a empresa ele deve ser inserido com o maior peso e assim por diante. Ao “dar notas” para esses fatores e detalhar como eles influenciam será possível , posteriormente, destrinchar parta uma análise SWOT e traçar ações que auxiliem a empresa a atingir seus objetivos.
Precisa de ajuda para fazer uma análise de ambiente mercadológico com critérios bem estabelecidos e detalhamento assertivo? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
Comments