top of page
EntreLinhas Marketing

A televisão ainda é um meio de comunicação importante?

Smartfones, tablets e Smart tvs têm mudado a nossa maneira de consumir conteúdo. Será que cada novo meio de comunicação torna a televisão menos importante? Será que ainda vale a pena as empresas investirem nesse tipo de mídia? Discutimos um pouco sobre esse assunto no artigo de hoje.

Meio de comunicação e sua importância

Os meios de comunicação são nossas fontes de informação e entretenimento. Eles são extremamente importantes para conseguirmos obter informações sobre o mundo e para conseguirmos distrair nossa cabeça dos problemas cotidianos.

Uma novela, por exemplo, pode nos ajudar a experimentar um sentimento catártico. Em outras palavras, segundo a psicanálise, a catarse permite que vivenciemos uma situação de conflito e fiquemos aliviados por visualizar uma solução ou percebermos que tal problema não é nosso.  Além disso, mesmo um conteúdo ficcional pode trazer informações importantes para o dia a dia transmitidas de maneira lúdica e de fácil compreensão.

 A televisão ainda é importante?

Pensando em nosso contexto latino-americano e uma realidade de pais de terceiro mundo, a televisão ainda representa um meio de comunicação bem importante. Estudos apontam que o brasileiro passa, em média, oito horas assistindo televisão e o objeto, como é possível notar de maneira informal, tem um local de destaque nas residências.  Não enxergamos Smartfones e demais Gadgets com lugares pré-determinados na sala, por exemplo.

Isso acontece porque a banda larga ainda não está tão massificada. Boa parte da população ainda não tem esse tipo de recurso em seu dia e dia e, mesmo com Smartfones, o pacote de dados não é tão expressivo. A verdade é que a internet, aqui no Brasil, ainda não tem um custo popular e sua qualidade está longe de atingir os padrões internacionais.

As empresas devem continuar investindo nesse tipo de mídia?

É importante ter cautela ao fechar determinado plano de mídia. Principalmente porque os custos de publicidade de massa (TV, revista e etc.) são bem maiores do que no âmbito digital, entretanto, dependendo do objetivo da empresa, bem como público alvo, esse tipo de mídia pode trazer resultados bastante significativos.

Precisa de ajuda para obter o melhor planejamento de marketing para sua empresa? Conte com a EntreLinhas Marketing! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

FONTE: OROZCO, Guillermo & MILLER, Toby. Television beyond itself in Latin America. Revista Matrizes – USP. VOL 12 NO 3 (2018).

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page