Para empreendedores que não possuem formação em marketing, esse universo parece muito nebuloso. Separamos algumas dicas de marketing digital essenciais para qualquer empresa.
1. Preste atenção nos detalhes (técnicos, inclusive)
Ter domínio próprio, construir um site que seja responsivo, criar uma identidade visual e segui-la em todas as comunicações. Parecem itens que apenas grandes empresas fazem, mas são importantes em qualquer situação pois trazem confiança ao cliente e potencial cliente.
2. Produza conteúdo de qualidade
Conteúdo de qualidade pode ajudar a aumentar o alcance e trazer mais credibilidade para sua empresa. Entretanto, não basta ter blog e redes sociais, é preciso planejar quais conteúdos serão publicados e qual será a frequência dessas publicações. Ao planejar, procure pensar nas dores e informações atrativas para seu público e, obviamente, não esqueça do SEO.
Construa tais conteúdos pensando no funil de vendas. Ou seja, mescle conteúdos mais amplos com conteúdos que tragam informações mais específicas e postagens institucionais. Lembre-se que tudo que for institucional deve ser apenas 25% das suas comunicações (essa é uma das dicas de marketing digital mais importantes)!
3. Amplie os canais de contato
Costumamos ficar muito apegados às redes sociais/blog, porque são itens que estão muito à nossa mão, entretanto, pense em todos os canais de contato que você tem com seu cliente. De repente, é bacana utilizar canais offline também.
4. Construa uma relação a longo prazo
Ao construir campanhas ou definir qualquer tipo de comunicação com seu público, pense na relação a longo prazo. Qual relação você quer construir com seu cliente? Qual imagem você quer que ele tenha da sua empresa? Tudo o que você produzir precisa refletir os valores e objetivos da sua empresa.
5. Avalie os resultados constantemente
Mantenha no radar comunicações que deram mais certo. Avalie, constantemente, tudo que trouxe mais retorno para sua empresa. Para isso, é importante que, no ato do planejamento, você defina quais são seus objetivos. Se a ideia principal é captar leads, reforce as ações que trouxeram mais resultados nesse sentido, por exemplo.
Gostou das nossas dicas de marketing digital mas precisa de ajuda para traçar e executar um planejamento de marketing alinhado com os objetivos da sua empresa? Conte com a EntreLinhas! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br
Comments