Ser empreendedor significa enxergar oportunidades em desafios enfrentados pela sociedade e conseguir – com seu negócio – trazer soluções para o mercado. Trata-se de um papel muito importante e é admirável quem tem esse espírito. A primeira característica dessas pessoas é, com certeza, a coragem. É imprescindível ter um espírito destemido para pegar seu capital e investir em um novo negócio.
Dado esse primeiro passo e percebendo a viabilidade da empresa, chega o momento de ir para a segunda fase: aumentar a lucratividade. Afinal, ninguém abre uma empresa por abrir, correto? O principal objetivo ao iniciar as atividades em qualquer segmento é ter lucro. Entretanto, atingir tal meta no atual cenário econômico tem sido cada vez mais difícil.
Aumentar a quantidade de clientes ou fazer com que seus consumidores gastem mais com sua empresa exige certo investimento de tempo e, principalmente, de dinheiro e o último item que anda prejudicando todo o processo. Então, como é possível aumentar o lucro “gastando” o mínimo possível?
Seguem 3 dicas que podem ajudar a responder essa pergunta:
Foque no mundo online
A primeira e mais valiosa das dicas é a correta utilização das mídias sociais e demais ferramentas disponíveis no mundo online. A internet está tão imersa no nosso dia a dia que, algumas vezes, não nos damos conta de sua importância. Utilizamos a world wide web – a.k.a. web ou www – para tudo: desde descobrir o telefone da pizzaria do bairro até pesquisar sobre análises de especialistas sobre a vitória do Trump nas eleições dos EUA. A internet nos entretêm e nos informa. Sendo assim, sua empresa precisa estar online. Ter um site e uma fanpage é o básico do básico. As organizações devem interagir com seus clientes pelo twitter, dar descontos pelo Facebook, produzir vídeos explicando sobre seus produtos/serviços e etc. Estar onde o cliente está significa participar ativamente de sua vida online (e off-line). Tal participação ajudará na fidelização e também galgará novos consumidores para a sua marca o que ajudará a aumentar o lucro. Além disso, qualquer mídia digital é significativamente mais barata que uma mídia off-line. Por o preço de um almoço você pode patrocinar um post no Facebook, por exemplo, e atingir milhares de pessoas. Sem mencionar que a ferramenta permite que você segmente bem o público, atingindo “em cheio” quem, de fato, pode comprar seu produto/serviço.
Segmentação é o que faz converter
As dicas, obviamente, estão bem conectadas. Como “pincelado” no primeiro item: é importantíssimo segmentar o público. Aquele pensamento de “vou atirar para todos os lados até acertar” só causa desperdício de investimento, afinal, boa parcela das pessoas que serão atingidas não tem o menor interesse no que você está vendendo. Para ter lucro de verdade é preciso saber com quem você tem que falar e dirigir a palavra somente a essa pessoa. Tendo consciência das “dores”/necessidades dos seus consumidores, você poderá se comunicar com eles, mostrando como pode ajuda-los a resolver tais questões. Se sua empresa vende, por exemplo, galão de água, não poderá oferecer seus produtos para alguém que acabou de adquirir um filtro da Brastemp. Entende que sua empresa não resolverá problema nenhum daquela pessoa? Então, foque nos consumidores cujas necessidades estejam alinhadas com o que você oferece e isso ajudará a aumentar o lucro também.
Retenção, retenção, retenção
Nas aulas básicas de administração há um “mantra” que sempre é repetido: conquistar nos clientes é muito mais caro do que manter aqueles já adquiridos. Só fazer uma analogia com a vida amorosa: quantos jantares foram necessários para rolar aquele primeiro beijo? E quantos cinemas foram investidos para aquele beijo virar um relacionamento? E hoje, depois de alguns anos de namoro/casamento: quantos jantares por mês vocês têm? E quantas vezes vão ao cinema? A relação profissional – nesse sentido – não é tão diferente da pessoal. Os clientes já conquistados possuem certa propensão a adquirir novamente seu produto/serviço. Eles já sabem como é seu atendimento, conhecem a qualidade do que você vende e sentem segurança ao investir o dinheiro deles na sua empresa mais uma vez (o que – novamente – auxiliará a aumentar o lucro. rs). Sendo assim, mantenha-os por perto: tenho um atendimento excepcional, faça programas de fidelidade e ajude-os de outras maneiras para que você sempre seja a primeira opção quando houver necessidade de adquirir algo que você vende.
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