Estratégia de venda: qual funciona melhor?

Estratégia de venda é igual para todos os tipos de negócio? Qual delas funciona melhor? Como é possível otimizar resultados nesse aspecto? Respondemos essas perguntas no conteúdo de hoje.


Estratégia de venda: qual a melhor?

Vender é muito mais sobre ouvir do que falar. Pode parecer clichê, mas não existe – MESMO – uma receita de bolo. Quando um vendedor é bom, ele adequa sua fala e argumentos ao perfil do cliente que está atendendo. Isso que dá resultado.

Entretanto, existem algumas coisas que podem ajudar para que essa conversa seja ainda mais persuasiva.


Como melhorar sua estratégia de venda?


Um dos pontos que torna seu vendedor mais persuasivo é o fato dele se conectar com o cliente. Para tanto, além de procurar entender a realidade daquela pessoa e mostrar qual facilidade/solução sua empresa vai entregar para a vida dela, é importante se comunicar da mesma maneira que ela se comunica. Por exemplo, se a pessoa prefere enviar áudios no whatsapp, procure enviar também. Se a pessoa for mais formal, seja mais formal. E assim por diante.
Ao entender a razão pela qual a pessoa poderia investir naquele produto/serviço, a linha argumentativa precisa seguir esse raciocínio. O vendedor pode mostrar resultados de outras pessoas com objetivos semelhantes e, desta maneira, já usar o gatilho de prova social.
O uso de gatilhos, inclusive, pode ajudar muito a acelerar a decisão de compra. O vendedor pode dar uma promoção por período pré determinado (gatilho de urgência) e/ou citar que são as últimas unidades dentro desse preço (gatilho de escassez).


Como incentivar a equipe e mensurar os resultados de maneira eficaz?


O primeiro passo é traçar uma meta de vendas que esteja pautada em dois pontos: especificidade e relevância. Não basta falar: precisamos vender mais, é preciso traçar um número claro. Por exemplo, aumentar 20% as vendas. Esse número específico precisa ser algo relevante, que os colaboradores entendam como importante. Caso contrário, não haverá esforço nesse caminho.
Procure ir avaliando os resultados, traçando forças e oportunidades de melhoria do time. Elogie e reforce os aspectos positivos e faça treinamentos que ajudem a superar as fraquezas/oportunidades de melhoria.

Precisa de ajuda para traçar uma estratégia de comunicação alinhada com sua estratégia de venda? Mande um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br 

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