Pós vendas: o que você precisa saber para não ir à falência

O conceito de pós vendas é um velho conhecido no cenário empreendedor. Entretanto, quantas empresas, de fato, o aplicam no dia a dia? Por que a falta de preocupação com o pós vendas pode levar à falência? Quais fatores são essenciais para manter o consumidor ativo em sua base? Melhor do que isso: o que as organizações devem fazer para tornar seus clientes advogados da marca? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.


Afinal, o que é considerado pós vendas?


O pós vendas é todo o relacionamento que o consumidor tem com a empresa após adquirir um produto ou serviço. Tal relacionamento é essencial não apenas para manter a cartela de clientes, mas também para expandir o ticket médio deles e fazer com que eles se tornem “embaixadores da marca”.

Qual a importância?


Como mencionado acima, o tipo de gestão de clientes não apenas garante uma recorrência de compra, mas também ajuda a aumentar as vendas. Isso porque os clientes, além de se sentirem confortáveis em adquirir itens adicionais aos que já compraram, passam a indicar a conhecidos, tornando o funil de vendas mais rápido.
Afinal, quando um consumidor chega depois de ter ouvido o relato de uma boa experiência, seu processo decisão e compra tende a ser mais rápido. Sem mencionar que, segundo Kotler, adquirir um novo cliente é 5 a 7 vezes mais caro do que manter.

Como fazer?


Existem diversos aspectos que impactam no pós vendas (falamos detalhadamente sobre isso em nosso conteúdo sobre marketing holístico), entretanto, o passo inicial de uma boa gestão de clientes é o feedback. É essencial ouvir o que seus consumidores estão falando sobre sua empresa. Estar aberto para melhorias e reforçar os aspectos positivos faz com que os clientes se sintam acolhidos.
Outro ponto bastante interessante diz respeito a programas de fidelidade. Você pode, por exemplo, premiar – de certa maneira – os seus clientes recorrentes. Tal premiação pode ser um mimo, desconto ou qualquer outro elemento que se encaixe com seu público alvo.
Produção de conteúdo relevante e segmentado também contribui muito no pós vendas. Você pode munir seus consumidores com informações importantes sobre seu produto/serviço, contendo dados antenados com o mercado. Ao entregar esses conteúdos você mostrará a relevância da sua marca em sua área de atuação.
Essas são apenas três, entre as diversas formas de pós vendas que podem ser eficazes. É importante, antes de traçar sua estratégia, validar bem o perfil do público e entender – no detalhe – seu real interesse.

Caso precisar de ajuda para definir uma boa estratégia de pós vendas, basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br . Podemos traçar um planejamento totalmente alinhado com seus objetivos e público.

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