Nichos de mercado: o que são? Como interferem no marketing?

Nichos de mercado interferem diretamente no marketing e faturamento das empresas. Tendo isso em vista, é essencial entender o que significa esse termo e como trabalha-lo da melhor maneira. Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.


O que são nichos de mercado?


Um dos primeiros passos (se não o primeiro) na construção de um negócio é a definição do público alvo. De maneira mais especifica, a construção de personas com base nesse público alvo. Tal estruturação que direcionará a atuação da empresa. Afinal de contas, entendendo as necessidades do potencial público que saberemos melhor como oferecer soluções.
Tendo esse conceito em mente, é possível compreender melhor o que são nichos de mercado. Trata-se da segmentação da atuação. Qual solução a marca vai resolver? Para qual perfil de persona? Essa divisão é considerada nicho de mercado.
Uma loja que vende roupas, por exemplo, escolheu o segmento da moda. Esse segmento, por si só, já é bastante abrangente. Para tentar atender de maneira mais específica, a pessoa responsável pela loja resolveu focar em moda evangélica, pois notou uma demanda e necessidades específicas desse perfil de público. Pronto, temos a definição de um nicho. Atuar em nicho é procurar ser cada vez mais especialista em determinado segmento.   


Por que é interessante selecionar um nicho de mercado?

As empresas que atuam desta maneira, que “nicham” seus produtos e/ou serviços, conseguem se tornar autoridades naquele assunto. Aprofundar-se em determinado segmento acarretará um volume muito maior de conhecimento na área. Se a marca souber fazer uso desse conhecimento e comunicar ao público de maneira correta, construirá uma excelente reputação e galgará a confiança de potenciais clientes. Essa prática impactará diretamente na conversão em vendas.


Como selecionar o nicho de mercado mais lucrativo?

A avaliação do ambiente é o ponto central nesse aspecto. Ao traçar o plano de negócios é possível verificar não apenas o potencial público, mas também quais demandas mercado/sociedade – de modo geral – estão em destaque.


Como os nichos de mercado interferem no marketing?

Assim como não é correto usar o mesmo tipo de arte e o mesmo tipo de texto para diferentes perfis de personas, a comunicação deve estar totalmente alinhada com o segmento de mercado que a empresa está atuando. Isso significa desde saber selecionar assuntos correlatos que sejam atrativos para o público até ter uma abordagem mercadológica assertiva, com argumentos que impactem diretamente as necessidades/dores do consumidor.  
Tais ações  – pautadas diretamente na conversão em vendas – incluem publicidade bem estruturada, correta segmentação dos anúncios digitais, boa seleção de canais de divulgação, excelente construção de criativos/artes e copies (textos de apoio), entre outros aspectos.

Precisa de ajuda para planejar o marketing focado no seu nicho de mercado? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment