Plano de negócio: por que é essencial para QUALQUER empresa?

Plano de negócio, pelo nome parece útil apenas para quem está começando ou para empresas de grande porte. Entretanto, trata-se de um documento vital em qualquer atuação. Mesmo em casos de empresas que já estão com as atividades fluindo. Entenda como funciona e qual sua importância no conteúdo de hoje.


O que é plano de negócio?


De uma maneira bem simplista, plano de negócio é o documento que irá organizar informações importantes e traçará o prognóstico da empresa. Em outras palavras, irá avaliar quem é o público, quais são as necessidades desse público, qual produto/serviço será oferecido para resolver essa necessidade, qual o diferença deste item em relação à concorrência, como irá comunicar tais diferenças para o público e qual investimento será necessário para viabilizar tudo isso (tanto operacional quanto divulgação).


Como fazer?


1. O primeiro ponto é fazer uma análise de mercado. Procure fazer uma pesquisa (pode ser um formulário do Google forms) e verificar interesses e perfil de potenciais clientes. Você pode enviar essa pesquisa para uma base de contatos que você já tenha (ou, então, criar gatilhos para captar potenciais leads e, posteriormente, mandar essa pesquisa para eles). Nessa pesquisa é essencial que você consiga entender quais são os hábitos de consumo da pessoa, quais são os assuntos de seu interesse, onde ela costuma se informar, quais canais ela consome conteúdo, quais canais ela usa como entretenimento e – principalmente – quais são suas principais necessidades/desejos.

2. Ao entender o perfil do público você conseguirá ter clareza de como seu produto/serviço poderá ajudá-lo. Além disso, saberá onde deverá divulga-lo e também como deverá criar essa mensagem para promove-lo. Em outras palavras, como você já tem bastante conhecimento sobre essas pessoas, será capaz de chamar a atenção delas de maneira eficaz. Isso significa saber qual a principal característica que deverá ser enfatizada, o posicionamento que deverá ser adotado, bem como qual o canal de comunicação que deverá receber mais esforço.

3. Por fim, é preciso verificar o aspecto financeiro. Quanto será necessário investir na produção do produto? Quanto a previsão de custo de divulgação? Quanto será o investimento para cuidar do administrativo de tudo? Em quanto tempo você terá retorno sobre os valores empregados? Qual a margem de lucro possível?

Por que é tão importante traçar o plano de negócio?
Se todas essas perguntas forem respondidas haverá clareza da viabilidade do negócio. E, para empresas que já estejam funcionando, isso pode validar cenários futuros e/ou inserção de novos itens no portfólio. Se o documento mostrar que não há mercado para alguma novidade, por exemplo, pode existir até um certo alívio por parte do empreendedor, pois não terá investido tempo e dinheiro em vão.

O Marketing, como foi possível notar, é uma parte do plano de negócio. Trata-se da fatia que diz respeito à divulgação, promoção de determinado item. Nesse sentido, caso você precise de ajuda para avaliar o cenário e traçar ações que gerem retorno, basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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