Inteligência emocional: como interfere nos negócios?

Inteligência emocional é uma preocupação até que recente. Até poucas décadas atrás, os profissionais eram avaliados (e validados) por sua habilidades técnicas e racionais. Por que isso mudou? Por que é importante ter atenção à inteligência emocional também? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.


O que é inteligência emocional?


Alguns teóricos abordam as diferentes inteligências. Existem pessoas com mais habilidades para artes, outras para as exatas, outras para linguagens e assim por diante. Diante desse estudo das múltiplas inteligências, notou-se a inteligência emocional. De maneira bem resumida, trata-se de capacidade de lidar com seus sentimentos e dos outros. Sabe aquela máxima que já ouvimos: o que acontece com você foge do seu controle, mas como você reage ao acontecimento é possível controlar. É exatamente esse o ponto que trata a inteligência emocional.


Por que a inteligência emocional é tão importante?

Um dos principais pesquisadores da área, Daniel Goleman, aponta diversos cases que ilustram a importância dessa inteligência. Alguns exemplos giram em torno do desempenho escolar de algumas crianças. Alunos que eram mais acolhidos pelos professores e tinham um ambiente educacional harmônico conseguiam ter melhor desempenho na carreira acadêmica. Goleman também cita sobre a relação entre pais e filhos e como o contato emocional dos pais interfere diretamente no posterior sucesso dos pequenos.
Um dos cases mais ilustrativos diz respeito a um teste feito com algumas crianças. O pesquisador entregou dois doces para cada criança e saiu da sala dizendo que, quem não comece o doce, receberia uma recompensa. Todos que tiveram auto controle para não comer o doce obtiveram melhores resultados acadêmicos e profissionais quando eram mais velhos.
O auto controle é essencial para tomar melhores decisões, por isso, nem sempre um QI elevado irá garantir o sucesso. 


Como a inteligência emocional interfere nos negócios?

Como citado anteriormente, o auto controle é essencial para tomar decisões mais assertivas. Saber escolher é a chave do sucesso no mundo dos negócios. Todos os grandes líderes têm uma excelente visão analítica e conseguem separar suas emoções para direcionar importantes resoluções.
Imagine o quão tóxico um ambiente de trabalho pode ser quando o chefe é uma pessoa que explode por qualquer motivo e não consegue se manter centrado quando há algum problema? Além de causar um grande turn over entre os funcionários, é possível que ele crie muitos conflitos com os próprios clientes. Esse tipo de postura – mais cedo ou mais tarde – levará à falência da empresa.

Sem mencionar que uma boa postura profissional interfere diretamente no marketing pessoal, um tópico bastante abordado por nós aqui. Inclusive, caso você precise de ajuda para planejar seu branding pessoal, basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment