Marca evidente: como conquistar a preferência do consumidor?

O que faz o consumidor selecionar a marca A em detrimento da marca B? O que ativa essa escolha no cérebro da pessoa? Como deixar a marca evidente? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.


O que é marca?


O primeiro ponto, antes de saber como deixar a marca evidente, é entender o conceito de marca. Marca não é o logotipo apenas. Também não se trata do escritório da empresa. Muito menos os produtos/serviços ofertados. Marca é tudo aquilo que compõe a identidade da organização. Como a empresa se comunica? É usada uma linguagem mais jovial ou mais formal? As cores utilizadas são mais neutras ou mais chamativas? O logo remete a algum elemento específico? Como é a cultura organizacional? Responder essas perguntas já é um bom direcionamento quando o assunto é branding. Entretanto, caso você queria entender isso de maneira mais detalhada, sugerimos conferir esse nosso conteúdo.


Como deixar a marca evidente?

As pessoas gostam de permanecerem com marcas que já estão habituadas. A visão dos consumidores (de modo geral) é que as ofertas e as empresas são muito semelhantes, nesse sentido, não vale a energia e o esforço para buscar uma nova opção se o cliente já está satisfeito com o que costuma comprar.
Por isso, para tornar a marca evidente é preciso se destacar em, pelo menos, uma das dimensões que definem a categoria ou subcategoria e ser tão boa quanto as demais marcas em todas as outras.
Para ficar mais claro, vamos avaliar o exemplo da Pampers. Essa marca de fralda é conhecida por sua extrema qualidade. No caso desse tipo de produto, os consumidores esperam que, minimamente, não vaze e que seja confortável para os bebês, sem causar assaduras e demais problemas. Além de ser muito boa nos requisitos mínimos exigidos pelos clientes, a empresa se tornou referência quando o assunto é produção de conteúdo a respeito do universo infantil.
A Pampers disponibiliza, em seu site, informações superimportantes e que auxiliam todos os adultos responsáveis por bebês. Isso faz com que ela adquira destaque na mente dos consumidores e, consequentemente, torne sua marca evidente.

A produção de conteúdo é apenas um exemplo. É importante avaliar sua categoria e subcategoria a fim de traçar um planejamento eficiente no sentido de destacar a marca. Caso você precise de ajuda para definir como fazer isso com sua marca, basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment