Conteúdo multiplataforma: o que é? Qual a importância?

Conteúdo multiplataforma tem sido um termo amplamente difundido. Você sabe o que significa? Entende a importância desse conceito? Por que as empresas devem implementar essa estratégia? Como é possível fazer isso? Confira nossa reflexão no conteúdo de hoje.


O que é conteúdo multiplataforma?


Trata-se da estratégia de fomentar conteúdo adequado para cada tipo de plataforma/canal. Em outras palavras, quando um filme é lançado, por exemplo, ele deve ter um trailer para o cinema, um teaser chamativo e diferente para o Instagram, outro para impulsionar no Youtube, um vídeo diferente para a TV e assim por diante. Adequar o conteúdo para cada canal é importante para chamar a atenção do público. Isso porque, em casa plataforma, o mesmo consumidor estará com uma intenção diferente.

Qual a importância dessa abordagem?


Como citado brevemente, a estratégia de conteúdo multiplataforma é muito mais atrativa ao público. Temos vários cases de sucesso nesse sentido. O reality “A Fazenda”, por exemplo, teve uma execução bastante interessante dessa estratégia. Era possível assistir o conteúdo na TV, mas existiam outros materiais formatados exclusivamente para o TikTok, rede social que está em ascensão. A última edição do Big Brother, que mesclou influenciadores e anônimos, também seguiu um caminho semelhante. Os próprios participantes que fizeram um cross dos conteúdos conseguiram excelentes resultados em suas redes sociais. Tamanho sucesso galgou muitas oportunidades para eles assim que saíram da casa.


Como traçar uma estratégia multiplataforma?

O primeiro passo é estudar bastante sobre as funcionalidades e conteúdos de cada canal. O que é interessante para os consumidores no Youtube? E no Instagram? No TikTok? As pessoas são atraídas por formatos e linguagens diferentes em cada um dos canais. No Youtube funcionam bem os vídeos informativos. No Instagram, a linguagem precisa ser direta. Já o TikTok parece ser um território mais movido pelo tom de humor. Estar presente em cada um deles e adequar a maneira de se comunicar em cada plataforma é muito importante para aumentar o alcance e engajamento da empresa.

Precisa de ajuda para traçar um planejamento multiplataforma adequado à sua organização? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

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