Concorrentes: como identificar?

As empresas que possuem bons resultados possuem uma análise detalhada de seus concorrentes diretos e indiretos. Qual o processo para conseguir identificar esses competidores? Confira nossa percepção no conteúdo de hoje.

Por que é preciso identificar concorrentes?
Apesar de parecer um conceito óbvio, é válido elucidar essa questão. A partir do momento que uma organização é capaz de definir os concorrentes diretos e indiretos e traçar uma análise que mensure suas forças e fraquezas, além de vislumbrar oportunidades e ameaças (fazendo SWOT mesmo), ela consegue se antecipar às suas estratégias. Com isso, pode neutralizar ameaças e forças e fazer uso das fraquezas e oportunidades.

Quais são os tipos de concorrência?
As empresas que definem suas estratégias pautadas apenas nos concorrentes diretos podem correr sérios riscos de insucesso. Estamos em um mercado que traz um cenário bastante complexo. Nesse sentido, grandes autores, como Nickels e Wood, classificam a competição em três categorias: com outras marcas, com produtos substitutos e competição pela atenção/dinheiro do consumidor.
Da perspectiva do cliente, devemos tentar responder às seguintes perguntas: o que o consumidor compraria no lugar daquele produto? Quais são os contextos de uso daquele produto?
Ao responder essas perguntas, conseguimos enxergar potenciais concorrentes.

Quais são os objetivos da concorrência?
Toda organização que visa ser lucrativa, procura ter uma posição privilegiada em um dos aspectos abaixo:
– Share of voice: participação em todos os processos de comunicação do setor.
– Share of mind: ser uma das primeiras marcas a ser lembrada quando for citado o segmento de atuação.
– Share of needs: ser referência ao atender determinada necessidade do consumidor.
– Share of heart: conquistar simpatia e afeição do público.
– Share of power: ter poder no mercado para influenciar preços, padrões, sistemas de distribuição e etc.
– Share of Market: obter maior participação de mercado.
– Share of wallet: vencer a briga pela carteira do cliente.
– Share of value: obter maior percepção de valor por parte dos consumidores.

Precisa de ajuda para identificar concorrentes e traçar um plano para atingir seu objetivo de concorrência? Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br   

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