Estratégia de marketing: o que é? Como implementar? | EntreLinhas Marketing

Estratégia de marketing é um termo bastante amplo, que pode direcionar para muitos objetivos dentro da comunicação. No conteúdo de hoje, vamos entender um pouco melhor quais são os possíveis objetivos e como transformá-los em ações.

 

Estratégia de marketing: o que é?

Antes de compreender possibilidades de atuação e o que é estratégia[1] de marketing é imprescindível entender um conceito chave. O marketing não deve ser considerado como um departamento isolado. Todas as ações de todos os departamentos interferem diretamente nos resultados.
Tendo isso em mente, é possível separar as estratégias de marketing em 3 subgrupos:
_Institucionais
_Mercadológicas
_Administrativas
As estratégias institucionais estão diretamente relacionadas à imagem da organização, à sua marca. Quando a estratégia de marketing tiver o objetivo de enaltecer um atributo da empresa em si, trata-se de uma estratégia institucional.
As estratégias mercadológicas dizem respeito à venda. Quando uma campanha é traçada com o objetivo de aumentar o volume de vendas de determinado produto/serviço, trata-se de uma campanha mercadológica.
Por fim, quando a comunicação estiver direcionada para ações internas, dentro da própria empresa, a estratégia é administrativa. O outro termo bastante conhecido para nomeá-la é endomarketing.

 

Estratégias de marketing e objetivos relacionados a elas


Independentemente de ser institucional, mercadológica ou administrativa, as campanhas de marketing devem estar relacionadas a, pelo menos, um dos objetivos citados abaixo:
1. Despertar consciência- fazer público despertar certo grau de consciência das necessidades e carências.
2. Chamar atenção – oferecer elementos que façam o público ver relevância na mensagem.
3. Suscitar interesse – relacionado ao despertar da consciência, deve fazer o público se interessar pelo objeto[2] da comunicação.
4. Proporcionar conhecimento – de maneira informativa e consistente, trazer informações que deixem o público mais informado sobre o ponto comunicado.
5. Garantir Identificação, empatia – o conteúdo apresentado deve fazer com que o público se identifique com o objeto da comunicação.
6. Criar desejo – comunicação deve criar desejo de ação por parte do público. Essa ação pode ser compra ou qualquer outra relacionada com os objetivos da empresa.
7. Conseguir a preferência – trazer argumentos que façam o público selecionar a empresa e não os concorrentes.
8. Levar à decisão – fazer com que público opte pela empresa.
9. Efetivação ação – amenizar possíveis fatures que impediriam ou retardariam a ação.
10. Manter satisfação – reforçar aspectos positivos da execução da ação após o público tê-la feito.
11. Obter fidelidade – identificar razões pelas quais o público possa selecionar um concorrente nas próximas ações e procurar amenizá-las.
12. Gerar disseminação – reforçar e incentivar depoimentos positivos do público a fim de ampliar os canais de comunicação.

Como implementar uma estratégia de marketing?

Os 12 tipos de objetivos citados acima podem ser bons norteadores de campanhas. Uma organização deve identificar a fase que seus consumidores estão a fim de traçar campanhas alinhadas com tal degrau. Por exemplo, as pessoas já sabem o quanto as cidades podem estar mais violentas e algumas já sentem necessidade de adquirir um carro blindado em função disso. Nesse caso, uma empresa de blindagem automotiva poderia focar suas campanhas da fase 7 (preferência) em diante.
Para obter bons resultados nas campanhas, é importante traçar um plano que defina: objetivos específicos da campanha, mensagem que será abordada, quais peças serão utilizadas para vincular essa mensagem, onde tais peças serão vinculadas e o cronograma dessa vinculação. De maneira simplificada, toda campanha de marketing deve responder as seguintes perguntas:
– Por que isso deverá ser comunicado? Qual o objetivo principal? E os secundários?
– O que será comunicado? Qual será a mensagem?
– Como será comunicado? De que maneira a mensagem deverá ser transmitida para atingir os objetivos?
– Onde será comunicado? Quais canais devem ser utilizados para atingir o público de maneira adequada?
– Quando será comunicado? Qual o cronograma das inserções?

Precisa de ajuda para definir as estratégias de marketing do seu negócio e/ou para implementar campanhas que atinjam os objetivos da sua organização? Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br e solicite um orçamento sem compromisso.

[1] Caso você não tenha muita clareza da diferença entre estratégia e tática, sugerimos que assista esse nosso vídeo.

[2] Estamos chamando de “objeto” ou “ponto” porque as campanhas não precisam estar – necessariamente – falando sobre um produto/serviço. Podem abordar questões internas da empresa, por exemplo (como citamos logo no início do texto).

Leave A Comment