Patrocínio online x Offline: qual traz mais resultados?

Estamos vivendo em um mundo bastante digital e, em tempos de quarentena, isso está ainda mais intenso. Tendo em vista essa realidade, será que a publicidade offline ainda traz resultados? Ou é melhor investir no patrocínio online? Qual a melhor opção? Fizemos essa reflexão no texto de hoje.

 

 

Patrocínio online e offline, qual a definição?

A diferença crucial entre o patrocínio online e o offline é, obviamente, o canal que está sendo utilizado para fazer a publicidade. A publicidade digital (ou patrocínio online) é aquele feito, por exemplo, por intermédio de inserções em determinados canais do Youtube.
Em outras palavras, quando uma marca investe para aparecer em algum meio digital ela está fazendo patrocínio online. De modo genérico, pode ser desde mídia programática (impulsionamentos e ads em redes sociais) até parcerias com blogueiras.
Já a publicidade offline é aquela feita em mídias não digitais, tais como televisão, revista, outdoor e etc.

 

Qual publicidade é melhor?

No mundo ideal, as empresas conseguem mesclar o patrocínio online com o offline. Entretanto, sabemos que a realidade não é essa. Sendo assim, é importante fazer o melhor proveito da verba disponível. Caso o orçamento esteja limitado, investir no mundo digital é o melhor caminho. É possível, por exemplo, ter um bom alcance e aumentar sua taxa de conversão com um valor que, no mundo offline, mal seria suficiente para produzir o conteúdo.

 

Qual a melhor estratégia de patrocínio?

Independentemente de fazer patrocínio online, offline ou mesclar ambos, é imprescindível ter uma estratégia MUITO estruturada para fazer publicidade. Isso significa que você precisa ter um objetivo bem definido e usar o CTA[1] (call to action) totalmente alinhado com sua meta.
Nessa última edição do BBB, por exemplo, diversas marcas patrocinam a vinheta do programa e outras investem em inserções de conteúdo (brand content[2]) ao longo da edição. Segundo a matéria apresentada na Meio e Mensagem, as marcas que fizeram inserção e colocaram um CTA para o site por meio de um QR code tiveram um aumento significativo de visitantes.

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[1] Call to action: traduzindo é “chamar para a ação”, ou seja, solicitar algum tipo de ação do público.

[2] Brand content: é quando a marca se mostra no formato de conteúdo, se insere na realidade do programa em que está fazendo publicidade. No caso do BBB, as marcas que fizeram inserção de conteúdo participaram da prova do anjo ou do líder, por exemplo.

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