Consumo consciente é a tendência de 2020

Já estamos notando, pelos movimentos do mercado, a mudança no comportamento dos clientes. O consumo consciente tem se tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia. Tal fator foi confirmado por um Relatório do Boston Consulting Group. Entenda as implicações disso para as empresas.

O que é consumo consciente?

O consumo consciente pode ser entendido em seu aspecto ambiental/sustentável, no qual a pessoa seleciona produtos que sejam facilmente reciclados e provenientes de empresas-cidadãs, entretanto, o aspecto abordado pelo relatório citado diz respeito ao fator de planejamento financeiro.

Os clientes estão começando a selecionar melhor para quais empresas/produtos vão direcionar sua verba. Os gastos sem freio e sem planejamento, apesar de ainda acontecerem com muitas pessoas, não são mais tendência.

O que o relatório apresentou?

Cerca de 80% das três mil pessoas entrevistadas pretendem diminuir os gastos esse ano. Pelas respostas apresentadas, não se trata apenas de não utilizar mais o dinheiro simplesmente, mas sim alocar a verba de forma mais seletiva, com produtos de maior qualidade.
Tal seleção de produtos envolve, em determinados casos, mudanças de categoria, inclusive. Explicando melhor: enquanto frutas/vegetais e alimentos orgânicos seguem em ascensão na intenção de consumo, Táxi e Revistas/Jornais apresentaram queda.
Em outras palavras, o cliente está mudando sua prioridade de gastos.

Como o consumo consciente interfere na vida organizacional?

Além da questão de serem cidadãs, as empresas precisam compreender as novas preocupações da sociedade e se adaptar a elas. Será preciso avaliar se os produtos/serviços estão alinhados com as tendências e, caso não estejam, planejar uma forma de inseri-los no contexto atual.
Algumas vezes não é muito simples modificar a produção. Nesses casos, uma solução possível é buscar – nos itens existentes – aspectos alinhados com as tendências e comunicar isso de maneira clara. Achar pontos de sinergia entre os produtos/serviços com o que a sociedade busca/necessita e deixar tais aspectos bem evidentes na comunicação pode ser o caminho para obter êxito nessa mudança de comportamento do consumidor.

Precisa de ajuda para encontrar esses benefícios em seus produtos/serviços e comunicá-los com eficiência? Fale conosco! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment