Heineken experience: como a marca ganhou força no Brasil?

Entrar em um mercado novo, principalmente quando há certa barreira cultural nessa entrada, é um baita desafio. A cerveja Heineken, por meio de diversas Heineken experience, conseguiu atingir números expressivos e consolidar uma posição de sucesso no mercado brasileiro. Entenda como isso aconteceu.

Qual era o desafio da Heineken?

Um dos principais desafios da cerveja era a questão do seu sabor. O paladar do brasileiro estava (até então) muito acostumado a cervejas mais suaves. A Heineken vem com um gosto mais marcante e isso poderia trazer estranheza para o público.

O que significa Heineken experience?

A fim de começar a fazer parte do dia a dia dos brasileiros, a marca Heineken começou a proporcionar diferentes experiências com o público. A Heineken experience aconteceu em diferentes momentos, desde ações com promotoras no Rock In Rio (e outros festivais de música) para as pessoas experimentarem a cerveja, até a empresa levar para as ruas de São Paulo alguns dos carros que o ídolo Ayrton Senna já dirigiu. A ideia era se aproximar da audiência, criando conexão com as pessoas.

Qual o diferencial da marca Heineken?

Criar experiências significativas não foi a única estratégia utilizada pela cerveja. A Heineken também soube trazer um posicionamento diferenciado. Durante o verão, por exemplo, ao invés da marca ir até o litoral fazer ativações e se promover no mesmo formato que seus concorrentes, a empresa se apresentou como premium, cool e convidou o público a degustarem a cerveja em rooftops descolados. Essa tendência é algo bem comum fora do Brasil, mas totalmente inovadora aqui.
Além disso, a Heineken trouxe filmes publicitários com outro tipo de conceito. Muito alinhada com as pautas recentes da sociedade, essa cerveja não traz a objetificação a mulher e não entrega o mesmo discurso que as demais.

Qual foi o ingrediente do sucesso?

É possível afirmar que os resultados extremamente positivos da Heineken experience são, na verdade, a somatória de diversos compostos estratégicos com um bom investimento e muita persistência. A cerveja está galgando seu lugar na mente dos consumidores há quase uma década.

Precisa de ajuda para posicionar corretamente sua marca e construir experiências significativas com seu público? Fale com a EntreLinhas.
Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment