Publicidade infantil: o que é certo e o que é errado?

Os olhares mais atentos já notaram que não há mais propagandas voltadas para as crianças na televisão. Então, como fazer publicidade infantil? O que é certo e o que é errado nessa prática? Separamos alguns insights no texto de hoje.

Afinal, o que é publicidade infantil?

Trata-se da divulgação de produtos/serviços com foco no público infantil e com o objetivo de realizar uma venda para esse nicho. O sponsor (quem financia) é, obviamente, um adulto, entretanto, antes, os comerciais tinham uma linguagem totalmente voltada para a própria criança, fazendo com que ela se encantasse e convencesse os pais (ou algum adulto de sua convivência) para realizar a compra.

O que mudou na publicidade infantil?

Os órgãos reguladores levantaram uma série de restrições nesse tipo de comunicação. Além de não poder mais ser exibida na televisão, por exemplo, a propaganda de itens infantis não podem conter verbos imperativos (como “compre”, “peça” e etc.), não podem constranger a criança em nenhum nível, não podem incentivar uma alimentação que não seja saudável, não podem tirar a autoridade dos pais, nem promover a venda casada ou criar uma falsa realidade.

Tais restrições visam o bem-estar das crianças, uma vez que elas não possuem maturidade e desenvolvimento suficientes para discernir a autenticidade do que está sendo dito. Um indivíduo de até 12 anos (definição de criança, segundo o ECA) tem muito mais chances de ser impactado e persuadido do que um adulto, o que torna esse tipo de propaganda (sem essas restrições) abusiva e prejudicial.


Como as empresas devem fazer agora?

É muito possível utilizar outros canais, como o Youtube, para divulgar comunicações extremamente positivas. As propagandas devem incentivar o aspecto educacional e trazer boas mensagens para os pequenos que vão recebe-las.

Um exemplo bem legal é a campanha de 2018 da Barbie. O filme tem um tom feminista e incentiva as meninas a acreditarem nelas mesmas e em suas capacidade de serem o que quiserem.

Precisa de ajuda para traçar uma boa campanha para sua empresa? Fale com a EntreLinhas Marketing! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment