Identidade digital: o que é e como fazer?

Postagem nas redes sociais, site com bom SEO, conteúdos no blog, vídeos no Youtube. Tudo isso faz parte da tão falada “presença digital’. Como criar uma identidade digital a fim de galgar a confiança de possíveis clientes? Fizemos uma reflexão no texto de hoje.

 

Identidade digital, o que é?

Tal termo pode estar se referindo ao RG, que, há pouco tempo, passou a ser disponibilizado via aplicativo ou estar relacionado à presença digital. O que os itens têm em comum? Ambos possuem uma forma de identificação do indivíduo em um meio digital.

Entretanto, a presença digital diz respeito à identidade construída. Em outras palavras, a identidade digital está totalmente relacionada ao branding, à construção de marca.
Todo conteúdo que uma empresa (ou uma pessoa física) disponibiliza contribui para a identificação dessa organização. Por exemplo, se determinada companhia quer se apresentar como sustentável, é interessante (além de, obviamente, praticar ações nesse sentido) mostrar e ensinar sobre sustentabilidade em sua área de atuação.

 

Como fazer?

Conforme citado acima, tudo que for publicado (seja no blog, nas redes sociais ou em qualquer outro canal) precisa estar alinhado com os objetivos da empresa. Como ela quer se apresentar aos consumidores? Qual imagem ela quer construir para sua audiência? A partir disso, é necessário traçar um planejamento dos conteúdos que serão abordados nesse sentido.

Tais postagens devem se preocupar muito com o tom da comunicação, termos utilizados, forma de abordagem e também com os aspectos relacionados ao layout, como cores, elementos escolhidos para imagens e etc. Tudo que compõe o conteúdo deve ser muito bem planejado e executado.

 

Isso funciona no âmbito pessoal?

Sim! Nós, pessoas físicas, também somos “marcas ambulantes”. O modo como falamos, o que vestimos, bem como o que postamos em nosso Instagram, por exemplo, fazem parte da identidade que queremos passar para conhecidos, amigos e familiares. Em um dos vídeos em nosso canal no Youtube (VEJA AQUI), detalhamos um pouco mais esse ponto.

 

Por que construir uma identidade digital é tão importante?

As decisões de compra – muitas vezes – são tomadas por aspectos que vão além do racional. Então, transmitir informações relevantes ajudarão ao consumidor a ter mais confiança na entrega da sua empresa.

 

Precisa de ajuda para planejar e implementa uma boa identidade digital no seu negócio? Fale conosco! 😊 Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment