Marketing de Relacionamento: como estar sempre um passo à frente dos concorrentes?

Um dos pontos que mais frisamos em nossos conteúdos é que o consumidor mudou, sendo assim, para impactá-lo de maneira eficaz é preciso mudar as estratégias de abordagem. Como fidelizar os clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento? Confira nesse artigo da EntreLinhas Marketing.

 

Marketing de relacionamento, o que é?

Marketing de relacionamento é uma das estratégias disponíveis para construção de marca, de modo a criar autoridade no mercado, gerando fidelização dos clientes. Um dos seus principais objetivos é que o cliente se torne um fã, defensor e divulgador da empresa.

Como fazer marketing de relacionamento?

O ponto básico para iniciar uma estratégia eficaz de marketing de relacionamento é a construção de uma base segmentada e sólida. É preciso captar leads e trabalhar esses contatos corretamente.

 

Primeiro passo

Para tanto, conheça MUITO BEM sua audiência e entregue iscas extremamente atrativas para captar esses contatos. Essas iscas podem ser conteúdos exclusivos (como ebooks, podcasts, vídeos e etc.), descontos, brindes, entre outros.

É essencial saber o que irá chamar mais a atenção do público e oferecer a ele em troca dos dados.

Segundo passo

Mantenha essa base captada ativa! Defina um fluxo de contato e mande conteúdos interessantes e que seja direcionado para esse público específico.

Lembre-se de responder principais dúvidas e solucionar as dores desse público. Entregar vantagens exclusivas para quem está em sua base de contatos também é uma excelente maneira de fidelizar.

Os canais de contato utilizados podem ser os mais variados: desde mensagem no whatsapp, passando por email marketing até a função de “melhores amigos” no inbox do Instagram. O importante é deixar claro que apenas aquelas pessoas estão recebendo aquela informação.

Terceiro passo

Peça feedbacks! Parte essencial do marketing de relacionamento é ouvir o cliente. Entenda quais pontos seu negócio precisa ser aprimorado e como ter a melhor entrega possível para seu público. Isso também ajudará muito na fidelização.

Esses passos são apenas algumas das possibilidades da estratégia de marketing de relacionamento, mas é possível fazer programas de fidelidade, incentivos para indicar amigos/conhecidos e diversas outras táticas. Apenas foque no aspecto de recompensar o fato daquela pessoa ter aberto esse canal de contato com a empresa.

Por que Marketing de Relacionamento dá resultado?

O principal ponto é que conquistar um novo cliente chega a ser até 7x mais caro do que manter um atual. A segunda questão é que mais da metade dos consumidores afirmam que continuariam comprando de determinada marca caso ela oferecesse uma gratificação pelo seu negócio. Por fim, o cliente que não é bem atendido estará 4x mais propenso a comprar do concorrente.

Se já não tivéssemos argumentos suficientes, esse tipo de estratégia tem um custo quase zero para as empresas e gera muito lucro.

 

Precisa de ajuda para implementar o marketing de relacionamento no seu negócio? Conte com a EntreLinhas Marketing! Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br. Vamos formatar um pacote que atenda suas necessidades e caiba no seu bolso.

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