Rock Nacional: quais bandas se destacam no branding?

Em tempos de funk e sertanejo universitário bombando no Spotify do Brasil, ser uma banda de rock nacional (as internacionais até tem mais prestígio) requer muito esforço e dedicação. Sendo assim, para comemorar o Dia Mundial do Rock, nós, da EntreLinhas, separamos algumas bandas de rock nacional que se destacam quando o assunto é branding, construção de marca. O que elas fazem diferente das demais? Por que elas conseguem ser lembradas mesmo quando o gosto musical do brasileiro não está mais tão focado nesse gênero?

Rock nacional morreu?

Há algumas décadas, havia a grande espera por um vinil e os astros de rock eram venerados por todos e, principalmente, pelos jovens. O rock simbolizava rebeldia, protesto, posicionamento. Hoje, as coisas não funcionam mais da mesma maneira. A internet, a velocidade e a efemeridade que ela trouxe para a sociedade fez com que fosse muito fácil conseguir ouvir qualquer discografia e fossem expandidas as formas de se expressar. Hoje, ligar uma câmera, fazer um discurso em prol de um ideal e postar no Youtube é tão simples quanto debater ideias com amigos.

Não é preciso fazer uma música e ganhar a confiança das principais rádios para mostrar sua indignação com algo. Basta ter acesso à internet! Tal fato, somado ao excesso de informação (e dificuldade de filtrar tudo), fez com que ritmos mais “simples” ganhassem mais popularidade. Entretanto, o rock (e, principalmente, o rock nacional) não morreu. Existem algumas bandas que estão arrasando no cenário musical. A questão é entender: por que essas bandas se destacam das demais?

Quais bandas são boas de branding e por quê?

Existem diversas bandas que poderiam ser citadas por suas características únicas e criação de marca impecáveis (principalmente se fôssemos abranger bandas internacionais), entretanto, selecionamos apenas algumas – entre as mais representativas – do cenário nacional.

  1. Rita Lee tem a impressionante marca de 55 milhões de discos vendidos e, apesar de ter iniciado sua carreira na década de 70, seu conteúdo é extremamente atual. Isso a torna atemporal. Além disso, outro fato que faz ela se destacar, é a constante renovação sem perder a essência. Rita Lee construiu seu “eu-artístico” de modo muito claro. Ela é quase um personagem, um ser caricato, o que faz os admiradores de seu trabalho não terem dificuldade nenhuma de se “fantasiarem” dela.
  2. Os Titãs nasceram na década de 80 e, além de terem vendido mais de 6,3 milhões de álbuns, já receberam um Grammy Latino e ganharam o Troféu Imprensa de Melhor Banda por quatro vezes. A banda já teve diversas mudanças em sua formação e sempre procura se reinventar. O foco em sempre ter excelentes músicos, criar músicas com um quê de poesia e construírem melodias que “grudam” na cabeça faz com que os Titãs se mantenham ativos há tanto tempo.
  3. Duas representantes de peso da década de 90 são Skank e Charlie Brown Junior. Com mais de 6 milhões de discos vendidos e diversos prêmios no currículo, o principal diferencial do Skank é a unidade proveniente da mistura. A banda tem influência de diversos ritmos musicais e, ainda assim, é fácil identifica-la. Quando uma música nova do Skank toca na rádio, a gente consegue identificar pelo jeitão da música e não apenas pela voz marcante do Samuel Rosa. Charlie Brown Junior – que acabou após o falecimento do Chorão – ganhou notoriedade pela mesma razão: construção de uma identidade própria, misturando diversos gêneros musicais. Além disso, a pegada irreverente e despojada da banda fez com que os fãs se sentissem próximos dos membros.

O que essas bandas têm em comum?

A construção de um diferencial único! Das bandas citadas, apenas Charlie Brown Junior tinha uma identidade visual bem definida.  Obviamente que a definição de logo e cores é extremamente importante para a uma boa construção de marca, entretanto, se a banda (e, claro, as empresas) não for capaz de ter um posicionamento claro e criar uma característica exclusiva, que seja atrativa para seu público alvo, estará fadada ao fracasso.

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