Varejo online: como se destacar?

O varejo online, definitivamente, mudou muito os hábitos de consumo. Existem muitas pessoas que preferem buscar um item na internet e adquiri-lo desta forma ao invés de irem até a loja física. A comodidade oferecida é um baita atrativo.

Tendo em vista que esse tipo de comércio é muito mais simples de criar do que montar um espaço físico, é preciso ter estratégias para se destacar nesse cenário, afinal, muitos empreendedores estão se aventurando digitalmente.

Neste artigo separamos algumas dicas para tornar sua loja online mais atrativa para seu público.

Varejo online requer preocupação técnica

Como a meio digital será o único contato do cliente com sua marca (até o produto chegar para ele), é imprescindível que tudo funcione extremamente bem. Isso significa que a loja virtual precisa ter um bom carregamento, ser responsiva e ter todos os selos de segurança e certificações.

Formas de contato e suporte devem ser simples

O consumidor não terá um vendedor auxiliando-o durante a compra, então, capriche bem na descrição e fotos dos itens para que não surjam dúvidas. Entretanto, caso o cliente precise entrar em contato para perguntar algo (ou se tiver algum problema técnico), a forma de contato deve ser encontrada muito facilmente. E, obviamente, deve ter um responsável para atender prontamente esse contato. Coloque o horário de funcionamento e cumpra tal horário rigorosamente para não perder nenhuma compra.

Facilite o pagamento e a logística

Muitas pessoas escolhem comprar pela internet justamente porque o varejo online possibilita o conforto de receber seu produto em casa. Entretanto, se o frete for muito caro ou demorado, o consumidor pode ficar desanimado e desistir da compra. Nesse caso, é legal investir em uma parceria com transportadora (ou empresa de entregas, como motoboys) e negociar os valores das entregas previamente. Veja sua área de atuação e sua quantidade de pedidos e feche um contrato que seja vantajoso para os dois lados. Isso ajudará a ter custos mais atrativos para seus clientes. Outro ponto importante é aceitar diversas formas de pagamento. Ter diversas opções para pagar e parcelar é um baita atrativo para o consumidor.

Tenha estratégia nas promoções

Outro ponto que o varejo online disponibiliza é o bom controle de interesse do público. Com a tecnologia correta, é possível ver o mapa de calor do seu site, bem como rastrear onde seu cliente desistiu da compra, por exemplo. Nesse sentido, é legal formatar promoções tendo esse cenário todo como base.
Além, é claro, de customizar as promoções, segmentando o público que compra cada tipo de item da sua loja virtual.

Esteja nos marketplaces

Vender seus produtos em grandes Marketsplaces, como lojas Americanas, casas Bahia e etc., aumentará muito a visibilidade do seu varejo online. Essas empresas investem em Marketing Digital e fazem um bom trabalho de SEO, então, se um consumidor pesquisar determinado produto será muito mais fácil ele cair nesses grandes magazines.

Fidelize seu cliente

Procure manter uma produção de conteúdo atrativa e renove seu estoque e promoções para que o cliente visite sua loja com frequência e enxergue sua marca como autoridade na área que você atua. Isso dará muito mais confiança para ele adquirir mais itens.

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