O dólar vai cair? O impacto da moeda no cenário empreendedor

O dólar vai cair é uma pergunta bastante repetida entre empresários, que buscam essa resposta entre os especialistas de economia. Afinal, qual o impacto da moeda no cenário empreendedor? Como amenizar as empresas podem amenizar os efeitos da alta do dólar? Veja a reflexão da EntreLinhas no artigo de hoje.

O dólar vai cair?

Essa semana, mais precisamente na segunda (24/06), o dólar fechou quase estável. Após oscilar entre leves altas e baixas durante todo o pregão do dia, a moeda norte-americana subiu 0,03%, e foi vendida a R$ 3,82.  Segundo economistas, o clima pode ficar mais positivo no câmbio, caso haja avanços da reforma da Previdência e se concretize o acordo comercial entre Estados Unidos e China.

Como afeta o cenário empreendedor?

As variações cambiais afetam, basicamente, todas as cadeias produtivas de todos os setores. Entretanto, as oscilações impactam mais diretamente aqueles que utilizam fornecedores externos ou importam produtos para vender. Afinal, se o empreendedor compra mais caro, será obrigado a aumentar seu preço para o consumidor final e isso pode significar menos vendas e, consequentemente, menor faturamento.

No caso das empresas menores, a pergunta o dólar vai cair fica ainda mais intensa porque elas não têm uma margem de manobra tão grande. Como não possuem um grande capital de giro, não são capazes de comprar em grandes quantidades para negociar ou aproveitar um momento de queda para fazer estoque.

O que fazer?

Especialistas recomendam a substituição de fornecedores internacionais por outros nacionais. Tal fato, além de evitar impactos no negócio durante a oscilação do dólar, ajuda a fomentar o cenário nacional.

Caso o produto só seja encontrado fora do Brasil e essa opção não for viável, uma outra opção seria buscar fornecedores de outros países que tenham acordo com o Brasil, como os integrantes do Mercosul.

Um terceiro caminho é realizar negociações com bastante antecedência, a fim de assegurar determinada taxa cambial, por exemplo. Se não for possível disponibilizar o pagamento total do que for acordado, procure negociar um valor antecipado à vista para garantir a margem.

Caso você tenha conseguido estocar uma quantidade significativa de produtos e precise de ajuda para divulga-los com excelência, conte com a EntreLinhas. Podemos formatar uma estratégia para alcançar boa parte do seu público de forma eficaz e ajudar nas suas vendas! 😉 Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br

Leave A Comment