Marketing de serviços: qual a melhor estratégia?

Marketing de serviços é diferente do marketing de produtos? Qual a melhor maneira de vender um serviço? Fizemos uma reflexão no artigo de hoje.

Afinal, o que é marketing de serviços?

Trata-se, basicamente, do mix de marketing direcionado para serviços ao invés de produtos. É importante ter essa diferenciação por diversas razões, entre elas, intangibilidade e heterogeneidade.

Intangibilidade, em outras palavras, está relacionada ao fato de os serviços não poderem ser tocados ou manuseados. Seu valor, nesse sentido, é percebido por diferentes detalhes, como atendimento, metodologia da entrega do serviço e, claro, expectativa versus resultado final.

Tendo isso em vista, é possível reforçar outro ponto importante, a heterogeneidade. Isso significa que dois profissionais, executando o exato mesmo serviço, nunca terão a entrega idêntica. Mesmo aqueles que seguem a mesma metodologia, o atendimento pode ser o grande diferencial no resultado final.

Qual a importância de investir em marketing de serviços?

Levando em consideração o fator subjetivo envolvido na divulgação de serviços, é super importante fazer uma construção de marca bem estruturada para conseguir alcançar mais pessoas e galgar mais leads.

Como fazer isso?

O marketing de conteúdo pode ser um excelente aliado na construção de marca. Produza conteúdos informativos, que respondam as principais dúvidas do seu público alvo em relação ao seu negócio de forma bastante atrativa. A ideia é se apresentar como uma autoridade na área. Isso ajudará a conquistar a confiança do potencial cliente.

Ao traçar seu planejamento de conteúdo, pense no funil de vendas. Crie textos que sejam topo, meio e final de funil. Artigos topo de funil são direcionados para pessoas que não sabem nada sobre o assunto (inclusive não fazem ideia que existe uma empresa como a sua, oferecendo esse tipo de serviço).

Tais textos focarão muito na dor desse público alvo. Muitas vezes, a pessoa tem aquela questão que precisa ser resolvida e nem sabe que é possível recorrer a uma empresa para ajudá-la. Conteúdos meio de funil saem um pouco da dor e já estão mais relacionados às possíveis soluções dessa dor.

Por fim, no final de funil, você enfatizará as soluções oferecidas pela sua empresa e o diferencial delas. Deixe esse diferencial muito claro em sua comunicação. Por que o cliente deve contratar você e não seu concorrente? Por que sua entrega será melhor que a dele?

Existe diferença no mix do marketing de serviço?

O conceito básico de praça, promoção, preço não muda. A diferença é que o “produto”, no caso, será o serviço que será enfatizado para venda. E a nossa sugestão de estratégia, para conquistar a confiança dos clientes e alcançar mais pessoas, é focar na construção de autoridade de marca por meio do marketing de conteúdo.

Obviamente, tal estratégia deve ser combinada com outras ações, mas acreditamos que se o esforço maior estiver nessa e ela for bem construída e com SEO bem feito os resultados podem ser bem positivos.

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