Ibovespa em tempo real: interfere na minha receita?

Muito se ouve falar sobre a bolsa de valores. Existem pessoas que – inclusive – costumam manter as notícias da Ibovespa em tempo real no radar para não perder nenhuma informação. Afinal, esse índice interfere na vida dos empreendedores? Como funciona? Veja a reflexão sobre o assunto no artigo da EntreLinhas Marketing de hoje.

O que é a Ibovespa?

Quando um investidor tem um perfil mais dinâmico ou arrojado e pensa em comprar ou vender ações de uma empresa precisa ir à bolsa de valores. No Brasil, a bolsa de valores chama B3, mas já foi conhecida como Bovespa.

Ibovespa é um índice teórico e é considerado o principal indicador da bolsa brasileira. Seu objetivo de demonstrar o desempenho médio dos ativos mais negociados e representativos do mercado de ações no Brasil.  Como é necessário atender a alguns critérios de metodologia para fazer parte desse índice, nem todas as empresas que tem ações na bolsa fazem parte do Ibovespa.

Quando uma ação sobe ou desce?

As organizações vendem partes (ações) para captar dinheiro no mercado e as pessoas adquirem essas partes como um investimento, adquirindo papeis de empresas que podem se valorizar. Desta forma, será possível vende-los por um preço mais caro do que o que foi pago, obtendo lucro.

As ações funcionam como a lei da oferta e demanda normal do mercado. Quando muitos investidores entendem ser um bom momento para comprar ações de determinada companhia, o valor do papel aumenta. Quando ocorre alguma situação que desvaloriza a empresa e muitos investidores querem vender suas ações, o valor do papel diminui.

O que significa Ibovespa em tempo real?

Ações são consideradas um investimento de risco porque os papeis podem subir ou descer de valor muito rápido. Alguns fundos e investidores compram e vendem ações quase diariamente, apostando nas variações dos papéis no curto prazo para lucrar. Nesse sentido, é importante tais investidores estejam atentos às mudanças e acompanharem a Ibovespa em tempo real. Existem alguns canais de comunicação que disponibilizam isso.

O que a bolsa interfere na economia e na vida do empreendedor?

Grosso modo, quando há muita desconfiança em relação ao ambiente econômico, o índice da bolsa cai, porque muitos investidores colocam seus papeis para vender. Por outro lado, quando há uma boa expectativa no mercado, o índice sobe.  Na vida do empreendedor, principalmente de pequeno porte, isso interfere em termos de investimento e para averiguar os resultados de faturamento.

Em outras palavras, se estiver em um momento de início ou expansão do negócio, é importante averiguar a Ibovespa em tempo real para analisar de o mercado está aquecido ou não para solicitar investimento.

Se o índice estiver em queda, além de ser mais difícil de conseguir um aporte financeiro, talvez o empreendedor também note dificuldade em seu faturamento, pois, com o ambiente econômico desfavorável, muitos clientes estarão segurando as compras.

Leave A Comment