Qual o papel do Marketing nas organizações?

Boa parte das empresas começa a pensar em Marketing quando estão precisando melhorar os números do faturamento. Seus gestores acreditam que, ao traçar uma estratégia de Marketing, automaticamente as vendas vão aumentar. Não é bem assim!

Você não pode esquecer do seu departamento comercial quando iniciar o Marketing e nem acreditar que o setor de vendas – sozinho – fará milagres para aumentar sua quantidade de clientes. As estratégias das áreas deverá ser complementar, pois cada uma possui uma função bem específica dentro dos negócios.

Quer entender melhor qual o papel do Marketing nas organizações e como ele pode ajudar seu setor comercial? Continue lendo nosso post.

 

O que o Marketing faz ou qual o papel do marketing?

O papel do Marketing gira em torno da percepção que os clientes terão da empresa, tanto para fidelizar quanto para conquistar novos. Em outras palavras, o objetivo é trazer mais gente interessada nos produtos/serviços e fazer com que o consumidor que já compra da organização, além de não achar o concorrente mais atrativo, começar a adquirir outros itens da marca (não só aqueles que ele já está habituado a comprar).

 

Como o Marketing fideliza os clientes?

O primeiro passo para fidelizar é conhecer. Sendo assim, o Marketing começará fazendo uma análise bem detalhada do perfil de consumidor. Isso significa avaliar interesses, comportamentos, hábitos de consumo, desafios enfrentados e etc. O objetivo é captar o máximo de informações sobre o comprador.

Fazendo uma analogia. Quando você vai à uma festa de aniversário de alguém que você gosta, como você escolhe o presente? Você tentará relembrar de todas as conversas/momentos que vocês tiveram, não é mesmo? Saber os detalhes sobre essa pessoa ajudará você a escolher o presente ideal. O papel do Marketing é mais ou menos esse.

Se a empresa conhecer seus clientes extremamente bem, poderá aprimorar os produtos/serviços para que eles fiquem mais satisfeitos. Alguns casos, ainda existe a possibilidade de começar a vender novos itens para atender outras necessidades desses compradores.

 

Como o Marketing conquista novos clientes?

Conhecer bem o consumidor também ajudará a impactá-lo da melhor maneira possível. Ou seja, transmitir a melhor mensagem, no melhor meio de comunicação, no melhor momento. Para trazer novos clientes para a marca é preciso que eles a conheçam, em primeiro lugar. Para tanto, será necessário divulga-la em locais em que seu público estará.

Se você quer vender um sapato de salto alto, por exemplo, você deverá mostrar a mensagem sobre esse produto no intervalo de um programa mais direcionado para o público feminino. Não adianta mostrar no intervalo do futebol, seu target não estará lá. É claro que existem exceções. Entretanto, qual a regra geral? A maioria das mulheres não se interessa por futebol e os homens não se interessam por sapatos de salto alto.

Além de selecionar bem o meio de comunicação (ou canal, como costumamos chamar), é preciso traçar a mensagem de maneira estratégica. O conteúdo deve ser muito bem pensando para que atinja de maneira certeira o possível comprador e o layout deve ser atrativo para prender sua atenção.

A mensagem poderá ser uma promoção, contar os diferenciais e atributos da marca, chamar a atenção de como a empresa pode solucionar determinada dor do público, passar informações relevantes, entre outras opções.

Se a engrenagem estiver bem calibrada, será possível captar novos leads (falamos o que são leads e como captá-los nesse post aqui), que – por sua vez – deverão ser trabalhados pelo departamento comercial.

 

Como o Marketing atua com a empresa inteira?

O Marketing deve estar em completa sinergia com todos os departamentos para que a marca mantenha sua imagem positiva. Afinal, não adianta transmitir a mensagem ideal para os consumidores, falar exatamente o que eles querem ouvir, criar um layout super atrativo e ter uma promoção imperdível se, no momento de fechar a compra, o atendimento for ruim, por exemplo.

Superar as expectativas do público é o que faz as vendas aumentarem sempre.

 

Se você precisa de ajuda para fidelizar ou conquistar novos clientes, a EntreLinhas pode te ajudar. Basta enviar um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br.

6 comments

  1. Luan

    Boa tarde, Gostaria de saber como funciona.

    1. entrelinhasmkt

      Olá, Luan.
      Tudo bem?

      Enviamos um email. Você recebeu?
      Abraços

  2. Jéssica Sales

    Boa noite.. gostaria de saber como funciona o trabalho de vocês..
    Tenho uma empresa de Assessoria de Trânsito localizada na Barra Funda, atuo na área de regularização de CNHs junto ao DETRAN e gostaria de saber de que forma vocês podem aplicar o marketing para alavancar as vendas no meu negócio.

    Obg

    1. entrelinhasmkt

      Jéssica, te mandamos email. 😉

  3. Jefferson Ferreira

    Ola, estou prestes a começar um negócio de rua, uma tapiocaria em um carrinho de lanche e quero trazer uma proposta diferenciada. Além da tapioca recheada, quero vender outros produtos derivados da fécula de mandioca que é o caso do cuscuz doce e o dadinho de tapioca. Sem contar que nesse mesmo espaço quero colocar café gelado o chamado frapê de cappuccino, suco de laranja e crepe. Meu objetivo é ter um loja fixa, mas vou começar na rua pelo baixo custo inicial. Será que há alguma estratégia de marketing para um pequeno negócio como o meu? Tenho o intuito de entrar no ramo de buffet em eventos corporativos e serviços de buffet em geral.

    1. entrelinhasmkt

      Olá, Jefferson.
      Podemos fazer um trabalho legal juntos.
      Mandamos email.
      Abraços

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