Quero faturar mais, o que faço?

Diante do atual cenário econômico brasileiro, sem sinais de recuperação nesse primeiro trimestre de 2019, os empreendedores estão ficando cada vez mais preocupados com a saúde financeira de suas empresas. Como conseguir faturar mais, ter bons resultados, apesar de todas dificuldades enfrentadas? Para tentar amenizar essa situação, separamos algumas dicas no artigo de hoje.

Faturar mais é sinônimo de fidelizar    

No contexto empreendedor, sabemos que 20% dos clientes são responsáveis por 80% das suas vendas. Além disso, é 7x mais fácil vender (e mais barato) vender para alguém que já comprou de você do que conquistar um cliente novo. Isso é uma premissa bastante difundida nos negócios. Então, como fidelizar seus clientes? Podemos separar essa primeira dica em outras menores:

  1. Tenha uma base de clientes organizada: isso significa saber o que determinado cliente compra e quando compra. Por exemplo, se você é uma loja de sapatos femininos, você precisa saber se a Maria prefere salto alto ou baixo, cores vivas ou mais neutras e etc. Registre as atividades de compra dos seus clientes e tenha todos os contatos dessas pessoas: email, whatsapp, endereço e tudo mais que ela quiser fornecer.
  2. Crie promoções exclusivas: o ponto alto de ter a base de clientes organizada é criar promoções customizadas, perfeitas para determinados clientes. Você pode perceber, nesse processo, que a Maria, a Joana e a Cláudia, têm certa preferência por saltos altos finos. Que tal criar uma comunicação de promoção de sapatos com essas características e enviar para elas? Impactar a lista inteira com todos os tipos de promoção é desgastante para o cliente. Mostre para ele apenas o que ele se interessa em saber.
  3. Crie programas de fidelidade: novamente, com uma base de clientes bem construída, é possível criar diversas ações que trazem bons resultados. Seguindo o contexto da loja de sapatos. A Maria já comprou diversos itens na loja (e você sabe disso porque tem tudo armazenado no seu sistema de gestão de clientes), por que não oferecer descontos em compras adicionais? Por exemplo, quem já comprou 2 sapatos na loja, ganha uma porcentagem de desconto na compra de uma bolsa. Restaurantes fazem isso muito bem: na compra de 10 refeições, a 11ª é grátis.

Cuide do atendimento

Ações de comunicação são mais eficazes quando seu atendimento também funciona. Vendedores focados única e exclusivamente na conversão, sem prestar atenção no cliente como um todo e sem se preocupar com o pós-venda prejudicam significativamente a fidelização. Por isso, para faturar mais, é importante treinar a sua equipe. Siga os preceitos do Marketing holístico e cuide do todo!

Seja notícia

Para alcançar mais pessoas e trazer relevância para a marca é importante ser notícia, fazer um buzz no mercado de alguma maneira. Isso pode significar fazer uma grande inauguração, participar de ações sociais ou ministrar seminários/cursos alinhados com seu negócio. O importante é fazer coisas relevantes e informar isso para a mídia. Desta forma, sua empresa poderá ser notícia em algum veículo e isso poderá te ajudar a faturar mais.

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