Concorrência perfeita, é possível se destacar nesse contexto?

Concorrência perfeita parece um termo extremamente positivo para um negócio, não é mesmo? Você conhece esse conceito? Sabe qual é a sua importância para o mercado? Confira nesse artigo da EntreLinhas o que é isso e como se destacar nesse contexto.

Concorrência perfeita, o que é isso?

Por definição, concorrência perfeita indica um equilíbrio no mercado. Isso significa a existência de um grande número de empresas produzindo o mesmo produto e um grande número de consumidores procurando esse produto. Os consumidores possuem as mesmas informações sobre condições, preços e ofertas existentes no mercado e tal produto é produzido com a mesma qualidade.

Nesse contexto, as empresas não conseguem aumentar seus preços. Muito pelo contrário. Como tudo está homogêneo, qualquer centavo a mais faz com que a marca perca a venda. Também não é possível cobrar um valor menor pelo produto porque o valor está no limite. O lucro é zero. Se diminuir o preço, a empresa terá prejuízo.

Como aumentar o lucro?

Concorrência perfeita é um contexto totalmente hipotético. Entretanto, nesse tipo de situação, para a empresa obter lucro, ela precisará aumentar sua produção, visando minimizar as perdas ao máximo. À medida em que a marca produz uma maior quantidade de produtos, sua receita total aumenta constantemente a uma taxa constante. Esse aumento acontecerá enquanto o preço não chegar no nível mínimo. O nível mínimo é atingido quando a quantidade de demanda iguala à quantidade de procura. Entretanto, antes disso, para definir a quantidade que deverá produzir para chegar no lucro almejado, a empresa deverá se basear nas suas curvas de receita total e custo total.

Como se destacar?

No caso da concorrência perfeita, estamos falando de um cenário em que as empresas não conseguem destacar seus produtos. Os itens possuem as mesmas características e existem muitas empresas competindo pelos mesmos consumidores.

Já que não é possível mexer no preço, com promoções e etc. é uma oportunidade para o destaque da venda ser a marca. Isso significa que a empresa pode destacar seus atributos institucionais, o que faz além das demais e como isso pode ser um baita diferencial competitivo.

 

Precisa de ajuda para destacar sua organização, mesmo em um cenário competitivo normal? Fale com a EntreLinhas! 😊 Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br e saiba mais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *