Empresa familiar: como superar desafios desse modelo de gestão?

A característica principal de uma empresa familiar, como o próprio nome já diz, é ter a gestão e parte da operação composta por membros da mesma família. Esse modelo de gestão possui diversos desafios. Quer saber como superá-los? Leia até o final para saber mais.

Empresa familiar tende a falir mais fácil?

Apesar da maior fatia das empresas brasileiras ser familiar, segundo o IBGE, apenas 30% delas sobrevive até a segunda geração e só 5% chega até a terceira.

Por que isso acontece?

As relações tem um cunho muito emocional, o que pode prejudicar na tomada de decisão mais racional. O fundador da empresa, muitas vezes, é o patriarca da família e isso pode fazer com sua postura oscile entre autoritarismo e paternalismo.

Além disso, na empresa familiar, é comum que os cargos chaves de gerência sejam ocupados por pessoas em função dos laços sanguíneos, independentemente da formação do indivíduo. Isso prejudica demais o bom funcionamento da organização, pois, para obter bons resultados, é imprescindível contar com profissionais qualificados, principalmente na gestão.

Como amenizar esses problemas?

Processos muito bem definidos podem auxiliar muito na boa gestão de qualquer empresa e, obviamente, isso não seria diferente em uma empresa familiar. Se as regras estão claras, definindo – objetiva e estrategicamente – o que é melhor para o negócio, as possibilidades de existirem decisões pautadas na emoção já diminuem bastante.

Aliada à definição das regras, está a formatação do planejamento. Todos os negócios, para prosperarem, precisam ter o seu planejamento estratégico muito bem desenhado. Para ajudar nesse quesito, talvez seja interessante contar com a participação de alguém que não seja da família, para trazer para a empresa um olhar de fora. Tal planejamento deve envolver todas as ações do negócio, inclusive questões de sucessão.

E, para conseguir colocar o planejamento em prática, outro ponto bastante importante é capacitar a equipe. É excelente ter pessoas de extrema confiança na gestão e operação do negócio, entretanto, é essencial que elas estejam aptas a ocuparem seus respectivos cargos. Para tanto, é sempre bom buscar cursos de atualização no mercado.

Precisa de ajuda para formatar o planejamento de Marketing da sua empresa ou para capacitar a sua equipe? Conte com a EntreLinhas! 😊 Envie um email para contato@entrelinhasmarketing.com.br para saber mais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *