Comportamento do consumidor no e-commerce

A tecnologia facilitou e modificou bastante os hábitos de consumo. Qual é o comportamento do consumidor no e-commerce? Quais são os fatores que contribuem para aumentar as vendas? Veja a reflexão da EntreLinhas nesse artigo de hoje.

Novo comportamento do consumidor

O funil de vendas sofreu muita influência nessa era digital. O novo consumidor não é mais mero expectador. Ele busca informações, critica marcas/produtos e é o centro das ações das empresas que visam o sucesso.

Boa parte dos clientes compara preços, checa a avaliação de outros compradores e entra em contato com a companhia via meio digital antes de adquirir qualquer produto ou serviço. As dúvidas precisam estar 100% sanadas e eles precisam estar totalmente confiantes com a compra antes de efetuá-la.

Como as marcas devem agir

Além de aprimorarem os canais de contato, deixando a mensagem alinhada em todos os meios de comunicação, o retorno das mensagens deve ser rápido e o processo de compra precisa ser prático.

Uma das principais características desse novo comportamento do consumidor é a pressa. Os clientes que compram pela internet não querem perder tempo. A compra precisa ser extremamente intuitiva e simples.

E as campanhas de marketing?

Para as marcas, a compra pela internet traz alguns desafios. Entre eles, o fato de não ser possível lidar com a parte sensorial do cliente. Muitas compras são realizadas pelo impulso, com a associação que o cérebro do comprador faz daquela cor/embalagem/cheiro com alguma emoção positiva. Isso não é possível ao adquirir algo em um e-commerce.

O comportamento do consumidor, nesse caso, será guiado por questões racionais relacionadas à conveniência, à informação ou maior comodidade. Nesse sentido, as empresas podem fazer uso de estratégias promocionais de frete grátis, parcelamento sem juros ou preços mais competitivos em comparação ao ponto de venda físico. Tais fatores poderão atrair mais clientes para o e-commerce.

Além disso, é superimportante aproveitar as informações coletadas via big data para divulgar os produtos/serviços que o público alvo está buscando mais. Se, por exemplo, o analytics de uma joalheria apresenta uma busca expressiva por determinada marca de relógio, faz sentido disponibilizar um cupom promocional para aumentar as vendas desse item.

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